quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Em Memória de Mim

Em Lucas 22:19, Jesus disse: "Fazei isto em memória de mim." O apóstolo Paulo repete estas palavras em 1 Coríntios 11:24. Vocês já me ouviram dizer muitas vezes que, quando observamos a Ceia do Senhor, não é um exercício de memória que nos ajuda a lembrar de Jesus. Como poderíamos esquecer Aquele cujo somos e Aquele cujo nome havemos de vestir?

A palavra grega para "memória" usada aqui, é um substantivo. De acordo com o Dicionário Vine de Palavras do Novo Testamento, a palavra significa "a-ná-li-se" e é interrompido por "não em memória de", mas em uma afetuosa recordação do própria mente da pessoa. Significando que, não precisamos de um pequeno pedaço de pão ou um copo pequeno do fruto da videira, para nos lembrar de Jesus. Muitas igrejas em todo este nosso grande país em em todo o mundo, não irão observar hoje a Ceia do Senhor quando se encontram,  mas eles vão lembrar de Jesus. Eu penso em Jesus a cada dia e tenho certeza que você faz isso, não apenas aos domingos e, certamente, não apenas na mesa do Senhor.

Ao contrário da palavra grega "hu-pom-nesis" (que significa memorização), que "denota um lembrando, tendo recebido uma lembrança, uma recordação solicitada por outro. "Se Jesus tivesse usado a palavra hupomnesis, o pão e o cálice seriam utilizados como um lembrete, mas Jesus usou a palavra memória, ou, na explicação do dicionártio, análise. Repito, isso não é um exercício de memória para ajudar a não nos esquecermos de Jesus, mas uma análise daquilo que ele fez por nós.
Jesus nos quer lembrar o terrível preço que foi pago pelos nossos pecados. A forma como seu corpo estava quebrado, o sangue que foi derramado, os espinhos, os pregos e as lanças, e também a ira de Deus, da qual Ele experimentou enquanto esteve pendurado na cruz.

Quando comemos do pão e bebermos deste cálice, teremos uma afetuosa recordação (uma análise) da cruz em que o Pai morreu, e de sua inocência. E lembremo-nos sempre de ser fiel aos três comandos que Ele deu a respeito da Ceia do Senhor: "Fazei isto: Tomai, comei, e beba" (1 Coríntios 11. 24-26).

Por Stan Butler

Um comentário:

  1. A verdade é que não devemos nos lembrar do Senhor e de seu sacrifício na Cruz somente na Ceia,mas sim em todos os momentos de nossas vidas,pois somos nós que necessitamos da misericórdia e o favor de Jesus e não Ele!Belo texto.

    ResponderExcluir

Comente!