sexta-feira, 4 de março de 2011

"Paulo e Barnabé"

Você deve conhecer a história de Paulo e Barnabé, certo? Barnabé foi aquele que deu um voto de confiança a Paulo, enquanto que os outros discípulos em Jerusalém estavam receosos de acreditar na conversão do seu antigo perseguidor (Atos 9:26-27).

É interessante também que o nome de Barnabé (como é comum na cultura bíblica) tem um significado muito bonito: "Filho da Reconciliação", ou "Filho da Tranqüilidade", ou ainda "Aquele que dá Ânimo" (Atos 4:36).

Porém, em certa ocasião, Paulo e Barnabé tiveram um sério desentendimento. O motivo foi o jovem Marcos, o discípulo, que os havia acompanhado em uma viagem anterior (Atos 15:36-40). Paulo ficou "chateado" porque Marcos não teve espírito combativo suficiente para permanecer com eles. Isso foi o suficiente para que Paulo rejeitasse completamente a companhia de Marcos em missões futuras.

Foi então que Barnabé entrava novamente na história. O mesmo que antes intercedera pelo próprio Paulo junto aos irmãos de Jerusalém, agora utiliza seu dom da reconciliação em benefício do jovem e inexperiente Marcos.

Paulo era tão impetuoso que não aceitou mais viajar com Marcos, e os dois grandes amigos (Paulo e Barnabé), que já haviam passados juntos por tantas lutas, tiveram que separar-se. Paulo seguiu viagem junto com Silas, enquanto que Barnabé teve a companhia de Marcos.

Não sabemos detalhadamente, ou melhor, especificamente o que Barnabé discutiu com Paulo, ou o que ele conversou com o jovem Marcos nesta nova empreitada. Certamente, ele aproveitou a oportunidade para ajudar o rapaz a ver que ele tinha potencial para aplicar no Evangelho, e que não foi um fato isolado que tirou dele a capacidade de servir ao Senhor.

O temperamento de Paulo impedia que ele tivesse facilidade em perdoar aqueles que falhavam na grande batalha da pregação do Evangelho. Ele era um daqueles que não se dispõem a dar uma outra chance para alguém que erra, acreditando que os "covardes" ou "negligentes" devem ser colocados à margem do caminho, pois a Obra não pode parar.

Barnabé é o símbolo das pessoas que sabem olhar além das faltas isoladas, e conseguem ver em uma pessoa o potencial que ela tem, apesar de oculto. Ele é daqueles que não são os primeiros a atirarem as pedras, mas que estendem a mão para tentar recolocar o irmão faltoso na jornada rumo à Glória.

O que acontece é que, no final do ministério de Paulo, vemos ele agradecendo pela grande utilidade de Marcos na pregação do evangelho (cf. 2Tim. 4:11). Além disso, ainda temos um Evangelho que foi escrito por este jovem discípulo, o qual é tido por alguns estudiosos como o mais antigo dos 4 Evangelhos.

Em nossas igrejas atualmente vemos os dois personagens: Paulo é o modelo daqueles irmãos sinceros e zelosos, porém implacáveis no trato com seus semelhantes, não conseguindo ver além dos erros do passado; já Barnabé representa os que valorizam mais a "pessoa" do que o erro que ela possa ter cometido.

Quantos vivem em nossas congregações angustiados porque nunca lhes deram uma segunda chance?! Erraram em algum momento do passado, e receberam uma "marca", um "carimbo"- imprestáveis! Os "Paulos" de hoje olham para tais "irmãos" com desdém, certos de que eles não têm utilidade na pregação, pois não merecem mais confiança.

Temos necessitado muito dos "Paulos"!
Mas, como sinto falta dos "Barnabés"!

Por Gilson Medeiros

3 comentários:

  1. Somos convidados a viver em comunhão e unidade,a igreja e o mundo estão precisando de cuidadores, homens como Barnabé. Não sejam egoístas, sejam humildes, pensando dos outros como sendo melhores do que vocês mesmos. Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e como que eles estão fazendo. Filipenses 2: 3,4

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  2. Pois é, irmão Gabriel. Sei perfeitamente do que a postagem está falando, pois ao longo da vida encontrei muitos paulos e pouquíssimos barnabés. Ótimo post, pois no leva a refletir que tipo de carater queremos ter. Um grande abraço, irmão!

    ResponderExcluir
  3. Temos necessitado muito dos "Paulos"!
    Mas, como sinto falta dos "Barnabés"!

    Verdade! Dê licença. Vou compartilhar.

    ResponderExcluir

Comente!