terça-feira, 29 de março de 2011

Guarde o Teu Coração

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida".
Provérbios 4:23

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca".
Lucas 6:45

O Senhor tem me impressionado com o primeiro versículo: “sobretudo o que se deve guardar...”.

Tenho pensado que, nesse tempo em que vivo, preciso, mais do que nunca, guardar meu coração. Sobre, e contra ele, vem ataques, os mais variados. Percebi que em alguns momentos eu fraquejei e permitir que o meu coração fosse atingido por dardos.

Por causa disso, e através da ferida aberta, minhas energias se esvairam e me vi lutando, sem forças, para me colocar de pé novamente. Se não fosse o Senhor que sempre esteve ao meu lado, há muito eu teria morrido. Tudo por que não protegi o meu coração nos momentos de ataques.

Normalmente, sou uma pessoa que gosta de guardar coisas, isto é, mesmo coisas que não vou precisar não gosto de jogar fora, pois me parece que, em algum momento vou precisar delas novamente. Livros, cadernos, agendas, parafusos, chaves, etc., são algumas das coisas que guardo. O Senhor me falou nesses dias: - Guarda o teu coração!

Tenho procurado saber de que devo guardar meu coração. Vi que existem coisas que andam perigosamente próximas do meu coração e podem atingi-lo com muita facilidade, pois são coisas que nos assediam constantemente.

"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;" (CL 3:5) (MC 7:22; LC 12:15; RM 1:29; 2CO 9:5; EF 5:3; CL 3:5; 1TS 2:5; HB 13:5; 2PE 2:3; 2PE 2:14)

Precisamos nos guardar de qualquer forma de sujeira. O mundo em que vivemos é sujo. É imundo mesmo. Ao tocar em pessoas e coisas somos impregnados pelo pó e as manchas que estão por aí. Somos contagiados em nossa maneira de viver, de reagir, pensar, falar, vestir, comprar, vender. Somos influenciados, principalmente, através daquilo que ouvimos e vemos. A Bíblia nos diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra.

Também fala que os nossos olhos são a lâmpada do nosso corpo (MT 6:22; MT 6:23).

Quanta coisa vem anos pelos olhos! No livro de Jó, no capítulo 31:1-9 temos em detalhes o caminho para o pecado do aldultério. Ele fala sobre fixar os olhos em uma donzela (olhar e depois continuar olhando), fala de o coração seguir os olhos, depois, dos pés seguirem o coração, andando à espreita, esperando o momento de pecar.

Temos duas portas de entrada que são os olhos e os ouvidos. Dessas portas, o material coletado vai para a mente para ser processado e, se não cuidarmos, vai para o coração.

Nesse texto de Jó é assim. As coisas que presenciamos, que ouvimos, permanecem por um tempo na mente. Se tivermos um bom filtro funcionando, elas não chegarão ao coração. Esse filtro é a nossa consciência, num primeiro momento, depois aquilo que sabemos de Deus (os princípios que recebemos e armazenamos em nosso espírito) depois da consciência; e a própria voz do Espírito Santo.

Lembremo-nos que somente subirá ao santuário do Senhor aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, pois sem santificação ninguém verá a Deus.

Trate de guardar o seu coração. É dele que procedem as fontes da vida! Guarde no seu coração, a Palavra do Senhor: "Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo". Provérbios 4:20-22.

Por J. Nobre
Adaptação de Gabriel Ferraz

2 comentários:

  1. olá Gabriel!
    Ótima mensagem!
    Devemos guardar nosso coração.
    Certa vez li que um homem foi viajar e deixou sua casa aos cuidados de um amigo, quando retornou sua casa estava suja, destruida...
    A resposta do amigo foi: "apareceu um pessoal procurando lugar pra jogar bola, outros queriam fazer uma festinha, alguns vieram pra passar só uns dias..."
    A resposta que teve: "mas esta não era sua casa!é minha!"
    Nós hj somos morada do altíssimo, não podemos deixar qualquer rale que bate a porta entrar!
    Ira, magoa, mentira, ou qualquer outro pecado que vai sujar nosso coração.

    Alias aqui em casa também guardamos um monte de tranqueira que um dia pode ser util, pena que neste dia em que precisamos, nunca encontramos, kkkk
    Deus o abençoe!
    =J

    ResponderExcluir
  2. É verdade, isso também ocorre comigo de vez em quando...rsrsrsrsrs...
    Mas é isso mesmo! Damos muita brecha ao demônio ao deixar um pensamento imundo (por mais que pareça simples) entrar em nossos corações. É por isso que devemos sempre vigiando, e negando todo mal. A paz!!

    ResponderExcluir

Comente!