sábado, 4 de dezembro de 2010

As Armadilhas do Diabo

As armadilhas usadas pelo Diabo para nos afligir podem ser encontradas em I João 2:16; "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".

Estas três coisas são "armas" que o diabo usa para nos tentar e cedemos a essas tentações, o pecado: ¹a concupiscência da carne, ²a concupiscência dos olhos, e ³a soberba da vida. Nos é dito em 1 João 2:16; que "eles não são do pai, mas do mundo." Portanto, estão em inimizade com Deus e qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4).

Vejamos a definição de luxúria e orgulho usados em 1 João 2:16. O livro Strong's Concordance define a palavra como desejo: um desejo ou anseio, pôr o coração em cima. (Especialmente para o que é proibido) Strong também define a palavra orgulho como possuir. O Vine's Dictionary classifica "glória vã" para a definição de orgulho.

Agora vamos analizar a primeira tentação que envolveu todas as três destas "armas" a sua utilização. É o primeiro mandamento dado e o primeiro a ser ignorado. O mandamento é encontrado em Gênesis 2:16-17; "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Claro que todos nós sabemos o que se segue. Satanás diz a Eva que ela não morrerá, mas se tornará como um deus. E então vem a tentação. Eva olha para a árvore do conhecimento do bem e do mal e em Gênesis 03:06, lemos; "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela". Agora, vamos decompô-lo:

1. "A mulher viu que a árvore era boa para se comer" caindo na "concupiscência da carne". Eva estava pensando em alimento para seu corpo carnal. Ela não estava morrendo de fome. Deus deu comida a Eva e a Adão disponibilizando todas as outras árvores no jardim. Foi a ânsia para este fruto proibido (o alimento) que a deu desejo e anseio.

2. Em seguida ela viu que a árvore era agradável aos olhos. A "concupiscência dos olhos", outra arma de Satanás, cai na equação agora. Este alimento não foi apenas proibido, era realmente muito agradável e atraente para os olhos. Você já notou como uma coisa sempre parece muito mais agradável ou atraente quando você não pode ter ou possuir isso?

3. E, finalmente, viu que a árvore era desejável para dar entendimento. Ah, a arma de Satanás, "a soberba da vida" aparece para finalizar com a tentação. Para ser sábio, para adquirir conhecimento, e ser mais esperto que os outros. Que coisa a desejar. Que coisa para ser capaz de se gabar. Que jeito de ganhar glória vã para si mesmo.

Em seguida, o resultado final de Eva foi ceder à tentação, o pecado. Deus, que não é mentiroso; (Tito 1:2) sendo fiel a si mesmo, permitiu a entrada da morte (por causa do pecado de Eva e Adão) na sua criação. Após um estudo mais aprofundado de Gênesis 2:16-17, este não só pode ser entendido como o primeiro mandamento já dado ao homem, mas também como o primeiro pacto feito entre Deus e o homem. Não havia animais cortados ao meio para que as partes mostrassem o seu acordo, porque a morte não tinha entrado no mundo no tempo em que Deus o havia feito, mas outras partes do "contrato" estavam presentes; as partes envolvidas estavam lá, as estipulações estavam lá, a bênção e a maldição estavam lá. O fato de eles estarem nus e não saberem, era um sinal desta aliança, e quando o pacto foi quebrado, revelou-se a sua nudez e eles se esconderam.

Nos tempos do Antigo Testamento, sabemos que a comunhão foi solidificada sobre o sacrifício de sangue e carne de animais. Nenhum animal foi morto para que a nossa nova aliança se concretizasse, mas considere isso, o corpo de Jesus foi quebrado, machucado pelos açoites e a lança, e Seu sangue foi derramado, e ele foi (levantado) suspenso entre o céu e a terra (entre Deus e o homem se você preferir) para que nossa conciliação com Deus fosse concretizada. Você vê alguma semelhança?

Uma vez que Jesus foi mencionado, vamos partir para alguns milhares de anos à frente, nas três tentações que Jesus passou no deserto, e perceberemos que o diabo não mudou muito, ele usou as mesmas três armas para tentar Jesus e para tentar Eva; mas veremos também quais armas estavam no arsenal de Jesus.

Mateus 4:1-3; "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães".

Precisamos primeiro tomar conhecimento de que Satanás, sabendo que Jesus não comeu durante quarenta dias, utiliza a "concupiscência da carne", assim como ele fez com Eva. Sabendo que Jesus estava com fome e gostaria de ter alimento para o corpo carnal, e achando que Ele se enfraqueceria se fosse tentado com comida, ele falou para Jesus transformasse aquelas pedras em pão. Também noto que ele tenta colocar pressão sobre Jesus, dizendo: "Se és o Filho de Deus", Jesus poderia pensar na chance de provar o fato, mas Ele sabia exatamente quem ele era e não sentiu a necessidade de provar isso para ninguém. No verso 4 diz: "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus". Uau! que arsenal: a palavra de Deus. Jesus vem de volta para ele com as escrituras. Satanás pensou que ele provavelmente diria algo como: "Eu sou o Filho de Deus e eu poderia se eu quisesse...", Mas ele só termina a coisa toda, citando a palavra de Deus. A palavra de Deus é uma espada de dois gumes e pode discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4:12). Sendo de dois gumes, não importa o quanto você balançe, ela pode cortar até o sabugo.

Uma vez que Satanás falhou na primeira tentativa, porque não tentar novamente? Vejamos a segunda tentação em Mateus 4: 5-6; "Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra." Veja, "soberba da vida." Orgulho foi a mesma coisa que fez com que Satanás caísse, dizendo: "Eu serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:12-14) Agora, ele quer que Jesus se orgulhe do fato de que, se ele é o Filho de Deus, nada poderia acontecer a ele, com todos os anjos dos céus prontos para fazerem sua oferta. Jesus não cai do pináculo e também não cai na armadilha de Satanás. Em vez disso, Jesus vai para o seu arsenal espiritual e usa outra das escrituras de Deus com sucesso contra ele, dizendo no versículo 7: "Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus." Você acha que Satanás citou as Escrituras para Jesus esperando que ele não citasse as escrituras de volta? Strike dois.

Mateus 4: 8-9 registra a última tentação; Novamente, o Diabo o levou a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse-lhe: "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." Satanás usa sua última arma, a "concupiscência dos olhos." Diabo bobo e estúpido, você não sabe que Jesus criou toda a beleza e a glória do que você apenas ofereceu a ele e que já lhe pertence? (João1 :1-3). Jesus sabia que não faria isso, ao invés disso ele foi para o malabarismo. Satanás, que ainda queria ser exaltado acima de Deus e ser adorado, ouviu de Jesus no versículo 10: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."

Eva não tinha as escrituras para resistir ao diabo (nenhum deles tinha sido condenado à pena ainda), mas ela deveria ter usado a sua fé (o crer), porque quando Deus diz uma coisa, ele jamais mente. Ele não desperdiça palavras e ele não fala para se ouvir falar. Nós, como cristãos, não podemos viver em pecado, mas quando tentados, pecamos quando não resistimos. Aqui estão algumas coisas que ele falou, que são muito importantes e que devemos prestar atenção:

1. Salmo 119:11; Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Jesus tinha memorizado as Escrituras e foi assim que ele se guardou quando tentado. Nós podemos fazer o mesmo.

2. Tiago 4:7; Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Está escrito em Mateus, que o diabo "deixou" Jesus. Nós somos ditos aqui no livro de Tiago que ele vai "fugir" (deixar-nos) de nós. Ele não fugirá a menos que resistamos e resistindo à mesma maneira que Jesus fez, citando a Bíblia, quando tentado.

3. Romanos 6:16; Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Posso ser acusado de má utilização dessa escritura, mas para mim ele diz: "...Eu posso passar horas observando a sujeira que está na televisão e alimentando esse lixo em minha alma, ou ... eu posso gastar esse mesmo tempo na palavra de Deus e permanecer espiritualmente saudável." Então, quando eu estou fora do mundo real, eu não vou ser um servo do pecado de profanação nas minhas conversas, eu não vou dar uma olhada, com segundas e terceiras intenções em outra mulher e ser um servo do pecado do adultério através da concupiscência dos olhos (Mateus 5:28).

Jesus disse em Mateus 12:34b, "...Pois é da abundância do coração que a boca fala." O coração se fala aqui não é o órgão que bombeia o sangue, é seu ser interior, o seu cérebro. Deus dá bons conselhos em Provérbios 04:23; Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, resguarda teu coração, pois dele procedem as fontes da vida. A palavra "guardar" aqui utilizada, significa conservar, proteger e manter. Vamos admitir que não devemos viver em pecado, mas vamos admitir que também pecamos, e fazemos isso porque somos fracos. E então, vamos admitir que somos fracos por causa do que nós enchemo-nos com. Receba a palavra de Deus e mantenha-a, coloque ela dentro de seu coração e depois guarde-a no seu coração.

Por Stan Butler

Um comentário:

  1. Òtimo post irmão. Usemos sim esse arsenal que existe na palavra de Deus para resistir ao diabo.Que Jesus esteja presente em cada palavra escrita em seu blog, que possamos ver a face de Deus em cada post seu.
    Agradeço a Deus por sua vida e que Ele abençõe ricamente seu ministério.
    Espero sua visita em meu blog,você pode comentar,seu comentário é muito importante e se gostar divulgue, pois estarei divulgando tb o seu.
    http://dinaradef.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente!