sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

De Quem Você é Servo?

No artigo Rejeitando o Mal, comentamos a respeito da astúcia do diabo. Quando conhecemos nossas dificuldades, ele, o diabo, traz solução rápida. Porém, a pessoa fica presa debaixo da autoridade dele, conforme visto em Romanos 6.16. Agora, veremos a importância da obediência à Palavra, pois o Senhor diz: “Por que vocês me chamam Senhor, Senhor, e não fazem o que eu digo?” (Lc 6.46). Portanto, ser servo de Deus é obedecer à Sua Palavra.

Veja, nem sempre é fácil obedecer. Por exemplo, quando Deus manda você amar seu inimigo (Mt 5.44), como amar alguém que nos fez tanto mal, ou como bendizer aqueles que nos maldizem? Se aquela pessoa falou mal de mim, como vou falar bem dela? Ou, ainda, como fazer bem a quem nos odeia? E como orar pela pessoa que o persegue e o maltrata e continuar sendo servo de Deus?

Vejamos! Amar é querer bem. Portanto, ainda que a pessoa o tenha prejudicado, não lhe deseje mal nenhum. Grande exemplo deixou Estevão, que, ao ser apedrejado, não desejou a morte de seus algozes, ao contrário, pediu a misericórdia de Deus.

Alguém anda falando mal de você, não pague com a mesma moeda. Ao contrário, procure falar bem a respeito dessa pessoa, dizendo, talvez, que estava de cabeça quente, nervosa ou foi um momento infeliz. Para a pessoa que o odeia, isso faz bem, porque a libera da opressão do diabo, pois, certamente, está oprimida por Satanás (At 10.38).

Talvez você diga que orar pela pessoa que o persegue e o maltrata é a mesma coisa, pois sua luta não é contra a carne e o sangue.

Jó tinha perdido tudo e recebeu a visita de três amigos, que, em vez de consolá-lo, o atormentavam, acusando-o de todo tipo de pecado. No final do livro, Jó tem um encontro com Deus e se arrepende do que ele falava sem entendimento. Tal como Deus me deu, Deus me tirou, e nós sabemos que Deus nada dele, e sim o diabo. Apesar do arrependimento, ele não recebeu nada de Deus, e sim quando orou pelos seus amigos que o perseguiam, ou seja, o atormentavam. Então, às vezes, não é pedir perdão, e sim perdoar para obedecer ao Senhor.

Não dá para esgotar o assunto, pois teríamos de falar sobre Abraão, cujo filho Deus pediu. Cuidado com as interpretações erradas, pois Abraão não precisou sacrificar seu filho, e o diabo é mestre em querer distorcer a Palavra (veja a tentação em Mateus 4). Mas o que queremos deixar claro é a submissão desse homem ao Senhor.

Concluímos dizendo que Deus pode mandar, pela Palavra, você renunciar um sentimento de mágoa, ódio, rancor, tristeza, indignação, mesmo um desejo aprazível, ou até projetos, que não estão de acordo com a Palavra. Aí ou você é servo ou não é, pois o homem vive de toda Palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4).

No próximo artigo, falaremos dos frutos da obediência, da recompensa dos servos. Então, até o dia 1, em Nome de Jesus!
 
Por Jayme de Amorim Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!