quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Brincando com o Perigo

Certa vez estive folheando uma revista semanal quando me deparei com uma notícia que me chamou a atenção. Em Julho de 2007 aconteceu aquele acidente no Aeroporto de Congonhas, em um vôo da TAM, em São Paulo. Lembram?

Pois é. Pouca coisa mudou depois disto. Em Dezembro do mesmo ano, no dia 20, um avião pousou neste mesmo aeroporto sem autorização do controlador de vôo. A relação, ainda tensa, entre pilotos e controladores é a causadora deste desrespeito. O piloto foi punido com suspensão de uma semana. Entretanto, este não é o único caso. Ainda estão brincando com o perigo, como diz o título deste artigo.

Isso me trouxe a lembrança um caso mais antigo. O caso de um rei que sofreu por brincar na beira do abismo. Embora não tenha se arriscado em uma grande batalha, perdeu uma guerra por dar vazão ao seu desejo. Por não obedecer a Deus ele caiu na ribanceira do adultério e se afundou no precipício do covarde homicídio premeditado. O nome deste rei? Davi. Você pode ler esta história na Bíblia (2º Samuel, capítulo 11).

É real o perigo ao qual o cristão está exposto: pecar contra Deus. Porém, ainda que isto seja real e que sempre se concretize, pior é se dispor ao pecado, como fez Davi (v.3). Este rei foi avisado que aquela mulher era casada. Ele se dispôs ao pecado. É possível que desejar a mulher alheia seja uma experiência comum a muitos. Mas não é para aquele que ama a Deus. É uma atitude irresponsável permanecer se expondo ao pecado mesmo sabendo que ofende a Deus. É brincar na beira do abismo. As conseqüências são trágicas, não só para quem pecou, como também para quem se relaciona com este. Davi, o rei, planejou a morte do marido da mulher com quem ele adulterou.
Infelizmente este problema é fruto da tensa relação entre o homem e Deus, do pecador para com o Santíssimo Deus. Eu mencionei dois pecados dentre tantos.

Jesus nos mostra que não há diferença entre formas de pecado quando afirma: “Ouviste que foi dito: ‘Não adulterarás.’ Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” (Mateus 5:27,28).

É possível que, para alguns, pareça irrelevante praticar o adultério. Porém, não é assim para o cristão. Passar da intenção para a prática é cometer o mesmo pecado duas vezes!! Se você se considera cristão, um filho de Deus, jamais você desejará ofender com seu pecado a Aquele que amou intensamente o mundo doando o próprio Filho para sua salvação!!

É, Davi foi derrotado pelo pecado… Mesmo assim, o arrependimento dele foi aceito por Deus. Ele recebeu o perdão de Deus. Sua confissão foi sincera e está no Salmo 51.

Caso você tenha despencado no precipício do pecado e se encontra triste e abatido, quero te lembrar do perdão de Deus a quem se arrepende do pecado. Nenhuma outra oração te retornará à alegria de desfrutar comunhão com Deus, senão a oração de arrependimento.

É possível que você ainda não tenha praticado o pecado que te seduz e está na sua intenção… Não fique parado! Em nenhum lugar você estará oculto de Deus, portanto sua intenção impura já é pecado. Arrependa-se cada vez que pecar deste modo! Aquele que nos disse que devemos perdoar até setenta vezes sete não teria condições maiores de nos perdoar?? Esta é a vida do verdadeiro cristão: abandonar a antiga forma de ver e praticar as coisas, “eis que tudo se fez novo”. A alegre comunhão com Deus traz consigo a viva esperança de viver eternamente feliz com Ele (vida em abundância).

Talvez você não se identifique com um filho de Deus, um cristão. Não quero te deixar de fora da possibilidade de você desfrutar uma vida verdadeira com Deus. O principal perdão foi concedido na cruz. Jesus deu a própria vida morrendo para que os que quisessem ser reconciliados com Deus pudessem ter seus pecados pagos. Você precisa arrepender-se de viver sem Ele e crer em Jesus para ser salvo da condenação (Romanos 10:9,10).

De outro modo você estará brincando na beira do abismo.

Por Rogério Ramão

Um comentário:

  1. Que nesse Ano de 2011, possamos evitar o mal sob todas as formas, e não brincar com o perigo. Feliz Ano Novo, irmão Gabriel!!

    ResponderExcluir

Comente!