sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pela Alegria Que Lhe Estava Proposta

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:2).

Ao ler este versículo e a expressão "pelo gozo que lhe estava proposto", ou simplesmente "pela alegria que lhe estava proposta", eu pensei em quão vergonhosa a cruz deveria ser e quanto Jesus deve ter desprezado o que ele ia ter de suportar. Perguntei a mim mesmo como Ele poderia ter alguma alegria na própria morte. Descobri três razões pelas quais creio que, pela alegria que estava proposta, ele sofreu por nós.

1. Ele se alegrou em nos tirar da servidão maligna: "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue [eu e você], também ele participou das mesmas coisas [fazendo-se Deus carne], para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão." (Hebreus 2:14-15).

2. Em Lucas 15:4-7, Jesus conta a parábola da ovelha perdida e sobre o pastor que deixou suas noventa e nove ovelhas em busca da centésima, que havia sumido. Quando o homem achou a ovelha que havia se perdido, ele chamou todos os seus amigos e parentes para que pudessem se alegrar com ele. Jesus simbolizou este ato como o sentimento que o Pai tem ao perder um de seus filhos, e a alegria que sente por um pecador que se arrepende. Em seguida, sem perder o ritmo e no mesmo fôlego, em Lucas 15:8-10, Jesus contou a parábola da mulher das dez moedas de prata. A mulher da parábola, que havia perdido uma de suas moedas, procura diligentemente até encontrá-la; e, quando a encontra, chama seus amigos para se alegrarem com ela. Ele fala ainda sobre o regozijo que acontece na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. 

Duas parábolas foram utilizadas para ilustrar uma mesma coisa: a alegria no céu (onde Jesus está agora) sobre todos aqueles que se tornam cristãos.

3. No Salmo 23, Davi dispõe sobre a comunhão e a alegria eterna que teremos quando encontrarmos com Deus. No versículo 6, o salmista diz que moraremos na casa do Senhor por todos os dias de nossas vidas (NTLH). A "casa do Senhor" é o céu, Jesus é o "Senhor", e "todos os dias de nossas vidas" é para sempre. Você já se perguntou que tipo de alegria seria essa? Davi responde a essa questão no Salmo 16, versículo 11, onde ele escreve: "Na tua presença há fartura de alegrias." 

Quando pensamos sobre o céu, imaginamos o presente maravilhoso que receberão os corpos glorificados no retorno de Cristo. Maravilhoso será o dia em que desfrutaremos da presença do Deus Todo-Poderoso!

E então, qual o motivo da alegria de Jesus? A alegria de acabar com a escravidão do Império da morte, a alegria por cada alma que é adicionada à sua Igreja e a alegria que nós - Jesus e todos nós - dividiremos para sempre e por toda a eternidade. Esta é a alegria que lhe estava proposta!

Na cruz onde Ele sofreu, Ele derramou Seu sangue. Foi nessa mesma cruz, aparentemente vergonhosa, mas não para Ele, que Cristo ofereceu seu corpo. E é na mesa do Senhor que Ele nos oferece a oportunidade de participar do Seu corpo e sangue para a remissão dos nossos pecados (1 Coríntios 10:16; Mateus 26:28). 

Diga-me: "Quem pode recusar um convite como este?"

Por Stan Butler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!