domingo, 21 de novembro de 2010

A Honra de Samuel


Uma palavra que me abriu os olhos há um bom tempo é 1 Samuel capítulo 9, versículo 6. Nela, temos o episódio em que Saul sai à procura do rebanho de seu pai, que tinha se perdido, e fica apreensivo pelo insucesso que sua missão teve.

Então, seu criado revela o que lemos nesse versiculo, que diz: "Porém ele lhe disse: 'Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir'". O caminho que Samuel traçou em sua vida, que o levou a ter essa posição de honra e ser reconhecido como profeta do Senhor, começou desde muito jovem, pois foi consagrado ao serviço de Deus por seus pais, juntamente com Eli, o Sacerdote.

Os filhos de Eli, em vez de darem o bom exemplo, constantemente transgrediam a lei do Senhor e abusavam de sua posição. Tudo isso pode ter chocado o jovem Samuel. Mas, em vez de seguir o mau exemplo deles, que veio causar a morte prematura de ambos, Samuel continuou ligado no que ele aprendia da lei do Senhor (1 Samuel capítulo 3, versículo 19).

Como resultado, a Palavra de Deus estava continuamente em seus lábios e nas suas atitudes. Jesus disse que a boca fala do que o coração está cheio, e quem honra o Senhor é honrado por Ele. Como consequência, ele falava algo que vinha do coração de Deus. Os homens podiam confiar nele, porque seu caráter foi moldado com referência à Palavra do Senhor.

A pergunta que fazemos é: "O que o nosso próximo vê de nós? Qual é a imagem que estamos passando para o colega de trabalho com o qual convivemos diariamente, para o cônjuge ainda não convertido ou para o filho rebelde?". Muitas vezes a nossa falha em assumir a Palavra de Deus em um setor de nossas vidas impede esse maravilhoso mover do Senhor em nós. Pessoas se entregariam a Jesus se vissem em nós as maravilhas que confessamos que Ele faz.

Podemos fazer referência à Paulo, em Romanos capítulo 15, versículos 18 e 19, que relata que tudo o que ele pregava, ele primeiro experimentara em sua própria vida. Paulo é outro exemplo, assim como Samuel, de pessoas que falavam e provavam porque sabiam a quem serviam.
A falta de contato com o Senhor nos impede de formar essa intimidade com Ele, não deixa o nosso próximo ver o brilho de Cristo em nós e, principalmente, faz o inimigo dar "gargalhadas" quando queremos exercer autoridade espiritual, pois nossas orações sao impedidas.

A consequência de ser honrado pelo Senhor é que teremos a direção certa para agir, e as palavras precisas, tão precisas como é um feixe de laser ou um bisturi nas mãos de um cirurgião. O que nos leva a analisar que, se estamos confusos, significa que a voz de Deus não está sendo ouvida por nós, pois o Senhor não se cala ao clamor de Seus filhos. São as nossas distrações que sufocam a voz tenra e certa que vem do Senhor.

Por David Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!