terça-feira, 16 de novembro de 2010

Filme que mostra a Bielorrússia como perseguidora de cristãos é proibido

O filme “Proibido Cristo”, que mostra a Bielorrússia como perseguidora das igrejas protestantes, foi expulso de um festival de cinema católico pelo Estado Plenipotenciário para Assuntos Religiosos e Étnicos, informou o site de notícias forum18.

A apreensão do material foi feita quando o cineasta Aleksei Shein deixava a Bielorrússia e enviado para uma “análise de especialistas” da polícia secreta da KGB. No entanto, a KGB disse ao Forum18 que teria devolvido ao o filme ao cineasta. “Talvez as autoridades temam o filme porque alguns cristãos terão conhecimento do que realmente acontece em nosso país”, relata Aleksei.

O filme “Proibido Cristo” é baseado em imagens de arquivo dos ensaios de líderes protestantes durante o período soviético, e de 20 entrevistas com vítimas dos soviéticos, políticos anti-religiosos e historiadores. Para concluir o filme de 52 minutos Shein levou seis anos e 4.540 rublos bielorrussos (1.500 dólares EUA).

O diretor Aleksei Shein diz que dois motivos podem estar por trás a atitude do Estado para seu filme. “Um deles é que o filme não relata apenas a repressão soviética dos protestantes, mas também mostra a recusa dos crentes a se comprometer e dar para o regime comunista. O outro é o controle total das autoridades sobre as informações”.

Ele sustenta que as autoridades bielorrussas prefeririam que as pessoas não soubessem sobre a repressão da era soviética das comunidades religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!