terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você já Orou hoje?

Somente a nossa paixão pela auto-estima é que transforma o propósito da Oração em:  Balcão de reclamações; caixa para recebimento de benefícios; conversa interesseira com um “amigo” rico.

A oração tem sido usada com propósito de atender às demandas egocêntricas que temos. Por isso é que não recebemos, pedimos mal, pedimos conforme quem amamos: nós mesmos (Tiago 4:3). O fato de não receber o que se pede em oração, no coração de quem se tem em alta estima, gerou vários “métodos” para se obter o que se quer. Não sei qual é a estatística de sucesso daqueles métodos. O que sei é que Jesus denunciou a base destes métodos em uma de suas parábolas (Lucas 18:9-14).
O método do farizeu da parábola foi elevar seu “atestado” de merecedor. Hoje se multiplicaram os métodos. Alguns profetizam a bênção, outros declaram a vitória, ainda outros apelam ao método do farizeu mostrando uma lista de coisas como: oro no monte, busco de madrugada, jejuo, dou dízimos, etc…. finalmente exigem bênçãos de Deus quanto às necessidades que percebem. É totalmente diferente da oração do publicano. Ele não queria nada senão remover aquilo que o separava de Deus, nas palavras dele: “sou pecador”.

O fato de orar sempre não significa orar sempre de fato!

Orar de fato também é falar com Deus acerca de tudo que nos aflige, de como não entendemos o nosso sofrimento nem o do nosso próximo, de como gostaríamos de receber tais e tais bênçãos; tudo com verdadeiro amor por Ele. Em cada uma destas cosias ter em mente que nossos pedidos nos façam abandonar progressivamente nossas atitudes, reações, omissões e ações pecaminosas , a fim de nos tornarmos semelhantes a Jesus. Deste modo a preocupação principal do filho de Deus numa oração é seu relacionamento com o Pai, remover o que o impede, promover o que o facilita. Orar de fato é ter em mente o propósito dEle. E o propósito dEle é que estejamos sempre com Ele (João 14:2,3), que sejamos semelhantes ao seu Filho (Romanos 8:29). Um relacionamento pessoal com Deus se expressará na oração feita com vistas aos interesses dEle, pois o amor é a base deste relacionamento (João 14:23; 1 Coríntios 13). Este é o motivador da oração: “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.”(Mateus 6:33).

Os métodos humanos jamais serão eficazes quanto às respostas de oração. Eles mantém o foco no ego do homem! Pode ser que alguns “milagres” ocorram, porém o maior milagre não é obtido ao buscarmos agradar nossa auto-estima, mas o maior milagre se obtém em negarmos a nós mesmos.

Portanto, se amarmos a Deus, quando formos orar lembraremos das palavras do Salvador Jesus:

“[…]Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?” (Mateus 16:24,25).

Sabe qual é o maior milagre, que mencionei acima?
É o milagre de um pecador ser aceito por Deus. É poder afirmar como o apóstolo em Romanos 8:18,28, 31-38!!

Você já orou hoje? Orou verdadeiramente?

Por Rogério Ramão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!