Paciência é a qualidade habitual de suportar os testes e as circunstâncias testadoras sem queixume.
Paciência também significa tolerância diante das falhas humanas, ou a espera por algum acontecimento que venha alterar as circunstâncias incômodas. Trata-se da capacidade de esperar por mudanças sem demonstrar ansiedade exagerada.
O texto sobre o qual estamos falando expõe a paciência no sentido de se esperar por mudança. No Novo Testamento, quando se fala acerca da paciência, refere-se também à longanimidade face às provações, resistências e constância em face da oposição. Na terminologia grega, o verbo, “upomoné”, tem sentido de resistência (sob algum peso).
O dicionário da língua portuguesa define a palavra "paciência" da seguinte forma:
1. Virtude que consiste em suportar os dissabores e infelicidades; resignação;
2. Capacidade de persistir numa atividade difícil, suportando incômodos e dificuldades; constância, perseverança.
Considerações Bíblicas
1. A paciência consiste na persistência em face dos obstáculos. Procure alcançar uma obra perfeita (Tiago capítulo 1, versículo 4). No presente, ela já produz frutos, e nos ajuda a percorrer o curso de nossas vidas, tendo em vista o prêmio da vida eterna;
2. A paciência espera pela salvação de Deus e é muito importante para a obtenção da nossa herança (Hebreus capítulo 6, versículo 12; capítulo 10, versículo 36);
3. A paciência precisa ser fortalecida (Colossenses capítulo 1, versículo 11);
4. Deve ser cultivada como um fruto do Espírito (Gálatas capítulo 5, versículo 22);
5. Ela é desenvolvida através do desenvolvimento espiritual.
Como a paciência é desenvolvida em nossa vida
a) Por meio da oração (Efésios capítulo 6, versículo 18);
b) Pela meditação na palavra de Deus (Efésios capítulo 1, versículo 18);
c) Através do estudo (I Timóteo capítulo 4, versículo 13);
d) Por meio da santificação (I Tessalonisenses capítulo 4, versículo 3);
e) O viver segundo a lei do amor (I João capítulo 5, versículo 7);
f) Uso dos dons espirituais (Efésios capítulo 4, versículo 8 ss).
Um dos aspectos do fruto do Espírito
O trecho de Gálatas capítulo 5, versículo 22 encerra essa virtude cristã como um dos aspectos do fruto do Espírito, ou seja, uma qualidade espiritual que o Espírito Santo cultiva no crente. Entendemos, com isso, que a paciência é uma virtude espiritual do cristão. Sendo assim, temos uma necessidade constante de desenvolver essas habilidades na vida diária.
A paciência de Deus
Deus nos tolera, devendo, também nós, tolerarmos ao próximo. A paciência divina abrange todos os homens. (I Pedro capítulo 3, versículo 9; Salmo s capítulo 86, versículo 15; Romanos capítulo 9, versículo 22).
A paciência de Cristo
Jesus Cristo nos deixou um grande exemplo de paciência, visto que percorreu sua carreira terrena com alegria e paciência (resistência). Vejamos Romanos capítulo 12, versículos 1 e 2. Devemos seguir o exemplo da paciência de Cristo, mesmo nos casos em que sofremos as contradições e oposições por parte dos ímpios (Salmos capítulo 37, versículo 1; Provérbios capítulo 3, versículo 31; capítulo 23, versículo 17; capítulo 24, versículo 1 e Jeremias capítulo 12).
O que nos ensina a possuir paciência
Mudanças vitais podem ocorrer em nossas vidas quando suportamos a disciplina do Senhor.
Para refletir
“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus capítulo 10, versículo 36).
Por Joseph Gomes