sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os Três Cálices da Comunhão

Após a Santa Ceia, alguém tem que cuidar das bandejas de comunhão. Quando eles levantam a tampa, acredito que vejam três tipos de cálices lá dentro: o cálice usado, o cálice mau utilizado, e o cálice não utilizado. Vamos dar uma olhada nas pessoas envolvidas com cada um destes copos.

O cálice usado - Este seria a maior parte dos cálices vazios. Usado pelos cristãos, que, após cuidadoso exame de consciência, (1 Coríntios 11,28), participam, pedindo o perdão de seus pecados, reconhecendo que todo pecado é pecado contra Deus e só Deus. Gratos pelo precioso sangue derramado de Jesus, que pode lavar todos os nossos pecados. Eles passam o tempo de comunhão lembrando tudo o que Jesus teve de suportar e sofrer para que possamos desfrutar das bênçãos que temos recebido por participação.

O cálice mau utilizado - Este vem a ser alguns dos cálices vazios restantes. Usado por aqueles que não se preocuparam em discernir o corpo do Senhor (1Co 11:27 e 29), e comeram e beberam sobre condenação para gastar seu tempo de comunhão roendo suas unhas, ou tomando um cochilo de 5 minutos de poder, ou somente para saber se o culto acabará a tempo de ir ao restaurante local.

O cálice não utilizado - Este seria o resto dos cálices que ainda estão cheios. Cheios, devido a um total desrespeito pela Mesa do Senhor, o ponto central do culto de adoração no primeiro dia da semana. Eles podem ter acordado no dia do Senhor do mês e decidiram que precisavam de mais horas de sono e só viraram e fecharam os olhos, afinal de contas é só domingo, e não um dia de trabalho. Provavelmente tiveram uma leve dor de cabeça na qual certamente não os impediram de ir ao trabalho, mas não à igreja porque afinal, é apenas domingo. Somos orientados a não abandonar a assembleia de nós mesmos para juntos, (Hb 10:25), que é um pecado fazê-lo voluntariamente, (Hb 10:26), e que quando nós voluntariamente fazemos: 1. pisoteamos o Filho de Deus (o pão); 2. tratamos como uma coisa profana o sangue da aliança (o cálice), e 3. insultamos o Espírito Santo (que nos leva a estar aqui), (Hb 10:29).

Se os anciãos da congregação observarem que os membros da congregação estão presos ou impedidos, que a Comunhão possa e seja apresentadas a eles, seja em casa ou no hospital. Eles mantêm as portas abertas para os serviços à noite, para aqueles que não puderam comparecer por motivos alheios à sua vontade. Simplesmente não há muito o que possamos fazer sobre aqueles que negligenciam voluntariamente a mesa. Talvez um dia, a pessoa que toma conta das bandejas de comunhão levante a tampa e não veja um único copo cheio ali.
Quanto a mim e a minha casa, nós não deixaremos de reunimos em torno desta mesa no dia do Senhor, e não é somente por causa de alguma doutrina que diz que nós deveríamos, mas, simplesmente porque nós amamos Jesus e queremos que Ele saiba que nós nos lembramos do que Ele fez por nós, e porque queremos que os nossos pecados sejam lavados no Seu sangue.

Por Stan Butler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!