segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Praticando a Iniquidade

"Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade." I João 1:6

O diabo é o pai da mentira, logo, os filhos de Deus não podem andar nas trevas da mentira, mas devem praticar a verdade, para se identificarem com Jesus, que é a verdade (João 14:6).

Todo o homem que conhece Jesus deve abandonar a mentira e falar sempre a verdade, cada um com o seu próximo (Efésios 4:25), para que a sua palavra não seja enganosa e assim tenhamos confiança uns nos outros.

Há muitas maneiras de mentir, e muitas pessoas o fazem com tal eficácia que parece estarem a afirmar as mais puras verdades. No entanto, Deus, que lê os corações, sabe perfeitamente das nossas mentiras e não deixará de as condenar. Por incrível que pareça, o lugar onde mais se mente é na Igreja, aos domingos. Ali, crentes mundanos, que nada sabem de consagração a Deus, cantam "Tudo, ó Cristo, a Ti entrego". Outros, que durante a semana não tiveram ao menos um momento para orarem, cantam "bendita a hora de oração". Ainda outros, sovinas, procurando no bolso a moeda de menos valor para colocarem no gazofilácio, cantam "as riquezas mundanas nada valem p'ra mim".

Não esqueçamos, as mentiras são sempre desagradáveis e condenáveis aos olhos de Deus, tanto as que dizemos em palavras, como as que dizemos cantando, como mesmo as que formulamos em nosso pensamento.

Resguardemo-nos da mentira e falemos a verdade uns com os outros, para que sejamos aceitos aos olhos de Deus e dos homens.

Por José Luiz Valério