sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Evangelho de Jesus avança no continente asiático

O Evangelho de Jesus Cristo continua "sacudindo" o mundo, alcançando todos os continentes, convertendo e curando milhares de pessoas. A Coréia do Sul é um país rico, com pouco mais de 99 mil metros quadrados, no qual o Programa Show da Fé, do Missionário R.R. Soares, por exemplo, está todos os dias à disposição dos 49 milhões de habitantes.

Embora o continente asiático seja pouquíssimo evangelizado, a Coréia do Sul é um dos países mais cristianizados do mundo, com megacongregações que chegam a somar milhares de membros. Somente na capital do país, Seul, estão 11 das 12 maiores igrejas cristãs do mundo.

O protestantismo chegou à Coreia na segunda metade do século 19 e enfrentou inúmeras adversidades, dentre as quais, a domnação japonesa no período de 1910 a 1945. Os nipônicos viam na fé cristã uma ameaça à sua soberania e, nos missionários evangélicos, agentes dos governos ocidentais inimigos. Muitos deles foram mortos ou expulsos do país.

Com a derrocada do Japão após a Segunda Guerra Mundial, o país foi divido em Coréia do Norte e Coréia do Sul. Isso abriu as portas para que o trabalho missionário voltasse a se intensificar, principalmente na parte Sul. Os comunistas da Coréia do Norte, como os Japoneses, não são são simpáticos a fé cristã. Ao longo dos anos, eles tem criado diversos embargos ao cristianismo, a ponto de ser, praticamente, extinto naquele país.

Na Coréia do Sul, porém, principalmente a partir da segunda metade dos anos 1960, houve o chamado boom de conversões e, com isso, as igrejas coreanas começaram a crescer vertiginosamente. Atualmente, o país, além de ter milhões de crentes, é um dos maiores celeiros de missionários do mundo. Em 2000, havia mais de 10 mil obreiros coreanos em mais de 150 países do mundo.

Fonte: Revista Graça/ Élidi Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!