quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Justos se Regozijam e Exultam na Presença do Senhor!

"Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria."
Salmos 68:3

Este é um salmo de louvor e de ação de graças a Deus por aquilo que Ele é e por aquilo que Ele tem feito a favor dos que O temem. É um verdadeiro cântico da vitória de Deus sobre o mal.

Deus é Pai dos órfãos e das viúvas; Deus ajuda os cativos e solitários; Deus dá provisão aos necessitados (v. 10). Deus é tão bom, tão justo, tão fiel, que não podemos deixar de pôr nossos joelhos em terra e proclamar : - aleluia e glórias sejam dadas para sempre ao Teu Nome!

Se Ele é assim para nós, como deveremos ser nós para Ele? Mas, será que Ele precisa de algo de nós? Louvores, cânticos, oferendas, sacrifícios, ofertas monetárias, ajuntamentos solenes, etc., etc.. Na verdade, Ele tem os anjos e arcanjos que O louvam solene e continuamente. Ele é dono do mundo e de tudo o que nele há para os seus sacrifícios. Ele tem ajuntamentos solenes e de louvor, prestados pelas miríades das Suas potestades. Ele tem tudo, mas quer sentir a nossa disponibilidade, a nossa responsabilidade e o nosso amor puro e santo, demonstrado na pessoa do nosso próximo.

Amarás e servirás o teu próximo com verdade e sentido de responsabilidade. Temos que ver o que Deus quer de nós, nas necessidades e sofrimentos do nosso próximo. "sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes." (Mateus 25:40).

Devemos alegrar-nos e regozijar-nos na alegria, na fartura, na bênção e no bem estar do nosso próximo.

Mas, quem é o nosso próximo? Jesus contou, acerca do tema, a parábola do bom samaritano, ensinando-nos que o nosso próximo é todo aquele que, ao nosso lado, precisa de ajuda. Pode ser amigo ou inimigo; da nossa religião ou de qualquer outra, ou mesmo ateu.

O nosso próximo é aquele que está ali caído na valeta, precisando de ajuda. Não sejamos segregativos. Amemos todos, sem reservas, como Jesus nos ama a nós. Leve a ele a palavra de Deus, ajude-o, e faça-o conhecer a verdade e a alegria que é estar com Cristo Jesus!

Por José Luíz Valério