sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aos Sábios, Prudência!


Uma das maiores causas em que pessoas se metem em situações complicadas e difíceis na vida; e muitas delas infelizmente sem volta, é a falta de prudência. Quando ainda novo convertido, aprendi que é necessário sempre avaliarmos as situações antes de tomarmos decisões, principalmente se tal decisão pode mudar totalmente a vida de uma pessoa.

O que é prudência? Prudência é a virtude que leva o homem a conhecer e a evitar perigos ou inconveniências.

Porque será que as pessoas agem sem pensar? “Por não haver reflexão pode surgir um problemão”. Já soube de cada caso.... dos mais simples aos mais complexos: marido que compra um carro do nada sem comunicar a esposa, aparece com o carro e depois entra em dividas porque se precipitou; adolescentes que por necessidade de alguns minutos de prazer fornicam e aí então surge uma gravidez ou, em outros casos, alguma doença sexualmente transmissível, como a AIDS e a gonorréia... Muitos entram no mundo das drogas e não conseguem voltar; e a partir daí poderíamos citar muitas outras histórias. Quem sabe você poderia citar casos dentro de sua própria família, com amigos ou talvez uma experiência pessoal.

Há uma frase que diz: “A prudência é a irmã da sabedoria”. Está dito inclusive na bíblia: "Eu, a prudência, habito com a sabedoria..." (Provérbios 8:12). Outras frases e ditados populares também nos fazem refletir a respeito de quem toma decisões errôneas: “Viu? Isso que dá ficar dando murros em pontas de faca”; “Não disse? Agora não adianta chorar pelo leite derramado.” Jesus disse para Paulo que ainda era Saulo: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26:14). E aí quero completar o que Tiago escreveu de forma tão simples em Tiago 1:5: “Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus...”.

Lembre-se, nosso coração é enganoso, portanto, se estiver precisando tomar uma decisão importante, ou se está prestes a entrar numa “roubada”, ainda há tempo. Pare, Pense. Reflita, depois tome a decisão. Claro que há decisões que são óbvias e você simplesmente deve evitar os maus caminhos, mas para não errar use a prudência. Seja sábio. Peça a Deus sabedoria para não tomar a decisões que podem prejudicar sua vida e a de terceiros no presente e no futuro.

"Não é bom proceder sem refletir, e peca que é precipitado" 
Provérbios 19:2

Por Paulo Berberth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!