terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tu És Meu Filho Amado

No artigo de hoje, desta nossa série sobre a Trindade, abordaremos mais exclusivamente, as características de Deus na trindade, segundo as escrituras.

Como já sabemos, e estudamos na primeira parte desta série (aqui), Jesus é Deus, e a sua divindade não deve ser negada por aqueles que se consideram cristãos, e que aceitam a Deus como seu único Salvador. A Palavra de Deus, segundo o que está escrito, diz que Deus é trino. Vejamos por exemplo, nestes versículos, as três pessoas da Trindade presentes no batismo de Jesus:

E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.” Marcos 1:9-11

O Nosso Deus é único. Este Deus único existe numa pluralidade de três pessoas distintas, porém não separadas. Estas três pessoas não são deuses, nem três partes ou expressões de Deus, mas três pessoas tão perfeitamente unidas que constituem o Deus único, verdadeiro e eterno. Quão maravilhoso é o nosso Deus, não é mesmo?

Pois é; as Escrituras declaram que Deus é um só, existente como Pai, Filho e Espírito Santo (Mt 3:16-17; 28:19; Mc 1:9-11; 2 Co 13:14; Ef 4:4-6; 1 Pe 1:2; Jd vv. 20:21). A palavra trindade não está escrita na Bíblia. Usamos os termos trindade, Deus trino e outros para este conceito do Deus único. Vamos explicar, sobre esse assunto, o que a Bíblia diz a respeito.

Dentro da essência una de Deus, subsistem três pessoas distintas, compartilhando uma só natureza comum. Assim, segundo as escrituras, Deus é trino e uno; plural, em um sentido, e singular em outro (Dt 6:4; Is 45:21;1 Co 8:5-6; Ef 4:6; 1Tm 2:5).

O Filho e também o Espírito Santo possuem atributos que somente Deus possui. Muitas seitas e até mesmo cristãos, dizem que Jesus não é Deus, porém, se não o fosse, não poderia ter feito a expiação pelos pecados do mundo ( Jo 20:28; Hb 1:8; Jo 5:25; Ap 1:17; At 4:33; 10:36 Leia o artigo sobre a divindade de Cristo, clicando aqui).

Estas provas são conclusivas sobre a divindade de Cristo, e significam que o crente deve portar-se diante dEle, exatamente da mesma forma em que se porta diante de Deus Pai. O crente deve crer nEle, reverenciá-lo, adorá-lo, orar a Ele, servi-lo e amá-lo:

"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.João 5:18-23

Nem o Pai, nem o Filho e nem o Espírito Santo foram criados em tempo algum, mas cada um é igual ao outro em essência, atributos, poder e glória (Jo 14:16; 16:8-13; Gn 1:2; Is 61:1; At 5:3-4; 1 Co 2:10-11; Rm 8:2, 26 e 27; 2 Ts 2:13; Hb 9:14).

Deus é onipresente, onisciente, onipotente, transcendente, eterno, imutável, fiel, justo e verdadeiro (Sl 139:7-12; 147:5; Mt 19:26; Ex 24:9-18; Is 57:12; 41:4; 49:7; Dt 7:9; 32:4). É dEle que provem a vida, o conhecimento, a sabedoria e o discernimento da sua Palavra.

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.” Provérbios 2:3-5

Querido Irmão, creia somente na Palavra de Deus, estude-a, busque-a; e se alguma dúvida vier ao seu coração, fale com o Senhor, e Ele o esclarecerá pela Sua Palavra.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17). Deus te abençoe!

Por Gabriel Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!