domingo, 9 de janeiro de 2011

Arrependa-se de Seus Pecados!

"E Disse Deus: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
Gênesis 1:26.27

Deus criou o mundo para o homem. Ao primeiro homem, Adão, deu um lugar especial para viver. Entegou a ele o domínio sobre todas as coisas. Vinha todas as tardes ter com ele (Gênesis 3:8), e deu-lhe também, uma esposa para que pudesse compartilhar com ele todos estes dons e também, é claro, para multiplicar a espécie (Gn 1:28).

Podiam se alimentar de tudo o quizessem livremente, inclusive a arvore da vida, que estava plantada no meio do jardim. Porém Deus impôs uma condição. Eu disse uma? Exatamente, uma só e explicou o porquê.

"E ordenou Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore comerás livremente, mas da árvore da ciência e do mal, dela não comerás, porque no dia que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:16.17

Adão era um homem poderoso e tinha uma mulher, que ele mesmo confessou ser parte dele, eles eram um só corpo (Gn. 2:23). Quando Eva foi tentada, e desobedeceu a ordem de Deus, pela serpente, que é o Diabo (bobinha, né? Ela não foi delegada a dominar sobre todo o réptil que se move sobre a terra? Tsss.. esqueceu!), dando ouvidos a este animal, naquele diálogo sagaz (para a serpente, é obvio), ela certamente parou para pensar, repetindo as palavras que o Senhor a havia dito, de forma tortuosa, dando oportunidade ao engano (Gn. 3:2).

Esta foi a brecha que Satanás precisava para executar seu plano maligno. Então os olhos da moça não viram uma coisa proibida, perigosa e mortal, mas sim algo desejável e bom para se comer; e que poderia ajudá-la a ter poder de ser como Deus.

Ela então, com suas mãos, tomou do fruto, comeu, e deu para seu marido, que também comeu! Que burrice! A terra era deles, tudo foi dado a eles, eles eram os donos da terra! E morreram? Não, pois não era de morte física que o Senhor os havia alertado, mas sim da morte espiritual, que vem antes da física.

Depois houve uma grande discussão diante de Deus, um acusava o outro e nenhum queria assumir a culpa. Adão naquele momente, esteve completamente errado, porque, além de comer o fruto, desobedecendo a ordem de Deus, acusou o Senhor de ter dado a ele uma mulher imperfeita.

No fim cada um recebeu a sua paga pelo feito, foram expulsos do paraíso, não poderiam mais comer da àrvore da vida e certamente morreram e deixaram um legado pesado para toda a humanidade.

Vamos parar para pensar. Adão e Eva tinham todo o domínio sobre todas as coisas, em um lugar muito bonito perparadinho, prontinho; só para defrutarem, viverem felizes, e administrarem com a ajuda de Deus que vinha visitá-los e instruí-los. Olha só, que privilégio! Aí vem um animal asqueroso, que consegue enganr a pessoa que tinha tudo, fazendo-lhe crer que eles não tinham o que tinham, e que para ter aquilo deveriam passar por cima da ordem daquele que lhe deu tudo e com o maior amor. Que loucura!

Mas o ser humano ainda age deste jeito, não cuida da terra onde vive, não tem cuidado com a família, não tem respeito para com Deus, e se acha que uma ideia é boa, vai fundo e não mede consequências. Não assume seus erros e se tiver oportunidade, coloca a culpa nos outros.

Muitas vezes, eu, em pensamento, perguntei a Deus: "Oh, Senhor, porque o Senhor colocou aquela àrvore naquele Jardim se o homem não podia comê-la?" Foi então que entendi que esta àrvore significava a sabedoria terrena que Tiago nos ensina através do Espírito Santo:

"Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica." Tiago 3:15

"Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." Tiago 3:17

Porque a sabedoria terrena faz parte do plano de Satanás para dominar as mentes das pessoas e levá-las ao engano.

E Adão, hein! Que fez naquele momento? Com seu ato de desprezo pela palavra de Deus, o mundo foi entrege a Satanás. Não o mundo físico, porque a terra e toda a sua pleniude pertence a Deus (Salmos 50:12b). O homem pertence a Deus, gostando ou não, e um dia estará frente a frente com Ele, para prestar conta de seus atos. (Provérbios 12:13.14)

O que Deus nos mostra é que o nosso agir, pensar e querer deve seguir a linha do Espírito Santo.  O homem deve buscar a sabedoria, o conhecimento, e o entendimento de Deus, porque ele, o homem é a imagem e semelhaça de Deus.

O fruto da àrvore da ciência do bem e do mal, aparentemente é saboroso e suculento, destes que dá àgua na boca, só de ver, mas não é apropriado para aquele que é nascido e gerado de Deus para comer (1 João 5:18).

Naquele dia, no jardim, Deus disse a serpente que tinha induzido o homem ao pecado, e tomado para si um reino neste mundo, que haveria um filho do homem que pisaria sua cabeça, ou seja, a derrotaria com todos os enganos e todas as mentiras de Satanás e o destronaria, e devolveria ao homem o lugar que ele havia perdido, remindo-o de todos os seus pecados contra Deus.

Satanás pensaria que o havia destruido com seu plano diabólico para matá-lo, mas Ele venceria até a própria morte. (Romanos 5:18)

O amor de Deus é maior do que tudo; Ele nos dá mais uma chance de viver uma vida transformada e feliz:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." João 3:17 e 18

Não seja como Adão, que se escondeu de Deus atrás da moita, saia para fora, confesse seus pecados e aceite verdadeiramente ao Senhor como seu Senhor e suficiente Salvador. Deixe somente seus pecados atrás da moita, que o Senhor a queimará, retirando de lá todos os seus pecados, fazendo-o vitorioso e liberto de todo o mal, para viver uma nova vida ao lado de Jesus Cristo (Romanos 5:17).

Por Janete de Souza Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!