sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Missão dos Filhos de Deus

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."

Gênesis 1:28
Ao criar o homem Deus lhe ordena “frutificai, multiplicai e enchei a terra”. Conforme este texto entendemos que na benção da criação está inserida a benção de ter filhos. Após a queda do homem, o nascimento de filhos tornou-se um ato um tanto doloroso para a mulher, pois no castigo de Deus à mulher está a dor na concepção. Mas o fato de ter filhos continuou ainda assim a ser uma benção. O salmista informa que “Bem aventurado o homem que enche deles sua aljava”. Aljava é o receptáculo onde os arqueiros transportavam as flechas. Portanto, quanto mais flechas, mais possibilidade de vencer uma batalha.Na cultura dos tempos do AT, quanto mais filhos tivesse o homem, mais protegido ele seria.

A vitória da humanidade sobre a serpente que a fez cair da presença de Deus é logo prometida pelo Criador e a promessa incluía o nascimento de “um descendente da mulher que pisaria a cabeça da serpente”. Desde então, este descendente foi aguardado e almejado.

Grandes homens de Deus povoaram a terra desde o principio, e em Abraão encontramos esta promessa de um descendente renovada tipologicamente. Por esta promessa Abraão tornaria um canal de bênçãos para a humanidade, pois nele seriam benditas todas as famílias da terra. Anos mais tarde, quando o povo de Israel já estava constituído e fora do Egito, Deus se manifesta a eles e os denomina “possessão peculiar” com a missão de promover o conhecimento da glória de Deus a todas as nações.

Portanto, temos dois fatos marcantes no AT para o alcance de todas as nações: a promessa a Abraão e o pacto com Israel. Mais tarde o profeta vaticinou que “todos os confins da terra veriam a salvação do nosso Deus”. Muito embora a promessa girasse em torno do descendente da mulher que pisaria a cabeça da serpente, a abrangência desta promessa seria todo o mundo. Desta forma concluímos que a visão de Deus para alcançar todas as nações e todas as famílias já se encontra nas revelações bíblicas do AT. Quando o descendente prometido nasce em Belém da Judéia , logo recebe o nome de Salvador e assim que inicia o seu ministério de pisar a cabeça da serpente, deixa claro que não veio apenas para os judeus, mas para toda a humanidade. “Expressões ditadas pelo Mestre Divino dão-nos a clara certeza desta visão: “pregai o Evangelho a toda Criatura”, “ensinai a todas as nações”, “ Deus amou o mundo e todo aquele que nele crer não perecerá”. O Filho de Deus não se esquiva do propósito do Pai Celeste em alcançar todas as nações e instrui aos seus discípulos que a sua missão não poderia ser interrompida depois de sua partida. Lucas descreve isto em At. 1.8 que o Espírito Santo que seria enviado por Jesus Cristo capacitaria com “virtude vinda do alto” par ser utilizada na proclamação evangelística. Pedro declara que esta virtude estava a partir daquele momento disponível “a todos quando nosso Deus chamar”.

Deste modo, com poder e virtude os seguidores de Jesus Cristo continuam a fazer cumprir a promessa de Deus de vitória da humanidade. A expressão neste texto “a todos quantos Deus chamar” desmistifica a idéia que o poder pentecostal era apenas para aqueles homens e para aquele tempo. Isto insere no plano de redenção a ação de todos os homens e mulheres que creram em Jesus Cristo e o aceitaram como Salvador, independente de raça. Cremos e temos presenciado a virtude do Espírito Santo em nossos dias e em nossa vida e contra fatos não há argumentos.

O poder pentecostal está ativo no meio da Igreja em nossos dias. O descendente escolhido que nasceu, venceu a morte e o inferno, escolheu homens e mulheres, os capacitou os enviou no mesmo poder que fora enviado. Uma de suas declarações deixa bem claro a forma como fomos enviados: “ assim como o Pai me enviou eu vos envio a vós”. O livro dos Atos dos Apóstolos não se encerra no Canon bíblico. Ainda continuamos a escrever a história da igreja. Somos agora “filhos de Deus”. Aceitos por adoção pelo Deus vivo e conforme cremos quando Deus olha para homens e mulheres que aceitaram a fé em Jesus Cristo, enxerga a estes como filhos. Como descendentes dele, por meio da pregação do Evangelho que ouvimos, cremos e aceitamos. É o Evangelho que transforma a nossa vida e o nosso destino. E todas as riquezas espirituais estão disponíveis aos que crerem.

A benção de Abraão chegou a nós nestes últimos tempos por meio da promessa cumprida em Cristo Jesus. Portanto, meus queridos, Deus conta com você para pisar também a cabeça da serpente. É lógico, que ainda vai chegar o tempo de esmagá-la. Mas a Palavra nos deixa bem claro que recebemos do Senhor Jesus “poder para pisar em serpentes e escorpiões e em toda força do inimigo”. Mas para isto é necessário anunciar o Evangelho. Igreja sem ação evangelística é igreja sem avivamento. Se quisermos ter uma igreja avivada devemos em peso nos unir ao trabalho evangelístico. Igreja que ora é bom, igreja que ora e jejua é melhor ainda, mas Igreja que evangeliza e busca os perdidos é imprescindível para que a benção sobre todas as famílias da terra seja cumprida. Se quiseres “botar fogo” na Igreja, ou em sua própria vida, ocupe-se na obra missionária e evangelística. Se quisermos avivar a Igreja dê-lha uma dose de missões onde o clamor pelas almas perdidas seja constante. Para que a humanidade volte a possuir a comunhão com Deus de forma plena é preciso vencermos a serpente. Já somos filhos. Basta decidirmos se vamos levar a sério a nossa missão como filhos de Deus neste mundo perverso. Não podemos mais gerar crentes superficiais que crêem apenas nos “atos proféticos” e nas “campanhas de fogo”. Devemos gerar cristãos que entendam que somos peregrinos e forasteiros nesta terra e estarmos prontos para testemunharmos do amor de Cristo.

O plano de Cristo é que“homens de todas as tribos, todos os povos línguas e nações” voltem a comer da árvore da vida e tenham comunhão plena com o Senhor Deus. Devemos neste instante começar a gerar filhos espirituais. Discipulos geram discípulos. Crentes geram outros crentes. Cristãos geram outros cristãos. Tudo por meio da pregação do evangelho. Que oSenhor Deus nos abençoe para sermos uma benção para todas as famílias da terra. Isto é possível “ pois o Evangelho de Jesus Cristo é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crer”.

Participe do projeto missionário de nossa Igreja. Missões é um grande desafio de fé. Deus está aguardando a sua ação em favor do mundo perdido. Missões está no coração de Deus e deve estar em nossos corações. Gere filhos. Filhos não da carne e do sangue, mas do Espírito. Faça este mundo voltar a ter comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Faça missões. Se envolva. Você pode fazer missões, por exemplo, de três formas:

1.Orando pelos perdidos;

2.Contribuindo financeiramente com aqueles que estão no campo missionário. Onde eu não posso ir, contribuo com quem tem condições de estar lá. Se eu não posso ir à China por exemplo, posso contribuir com quem estiver lá pregando a Palavra. Isto é cooperar com o trabalho de outros;

3.Indo ao campo missionário com o objetivo de ganhar almas para Cristo.

Por Josemar Henrique de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!