segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Jesus Cristo é Deus?

Irmãos, há certo tempo fui questionado, ou melhor dizendo, ouvi uma declaração muito triste contra Cristo Jesus. A de que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não era Deus, mas somente um homem, enviado de Deus, e por isso, não deveria ser considerado Deus.

Já há no meio cristão, pelo menos por alguns que se dizem “cristãos”, essa afirmação mentirosa de que Jesus não é Deus, isso ocorre porque “acham” que Jesus nunca disse que era Deus!

No momento em que fui questionado, confesso que fiquei um pouco em dúvida, pois não encontrava nenhum versículo na bíblia que dizia claramente que o nosso Senhor era Deus. Mas, como a palavra de Deus não é mentirosa, mas sim viva e eficaz, encontrei estes versículos, ou melhor, capítulos, que testificam e deixam bem claro a divindade do nosso Senhor Jesus. E foi muito, mais muito mais do que esperava encontrar.

Essa dúvida pode estar afligindo alguns irmãos, tanto pela dúvida de que nosso Senhor Jesus seja Deus, ou a dúvida que Ele seja realmente a Palavra.

Este versículo vai colidir de frente com aqueles que não acreditam na Trindade – que Deus o Pai, Deus o filho (Jesus) e o Espírito Santo, são todos três em um. No evangelho de João, mais claramente no capítulo 1, encontramos a resposta sobre todas estas dúvidas. Vejamos este versículo:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua Glória, como a Glória do Unigênito do Pai, cheio de Graça e verdade”. João 1:14

O verbo, classificado aqui, é a Palavra de Deus. Somente neste versículo, já vemos testificado que Jesus Cristo é a Palavra de Deus! Sim, Ele é a Palavra! E habitou entre nós, e o vimos como a Glória do filho unigênito do Pai. É por isso que Hebreus 4:12 diz que a Palavra de Deus está viva.

Agora, nos primeiros versículos, veremos que o Verbo (Jesus) estava com Deus e era Deus! Isto mesmo! Está claramente escrito aqui, vamos ver:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fezJoão 1:1, 2 e 3

Viu? O verbo era Deus e Ele existe, e sempre existiu! Mas o que Jesus disse sobre si mesmo? Alguma vez ele se apresentou como Deus? De acordo com a Bíblia, com certeza! Abaixo estão algumas de suas declarações feitas no tempo que estava na terra, e seus contextos. Olhem só:

Disseram-lhe os judeus: “Você ainda não tem cinqüenta anos e viu Abraão? Respondeu Jesus: Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.” João 8:57-59

"Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Apocalipse 1:8

"Eu e o Pai somos um". Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Jesus lhes disse: Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar? Responderam os judeus: Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus". João 10:30-33

"Então Jesus disse em alta voz: Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas". João 12:44-46

"Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam Mestre e Senhor, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros". João 13:12-14

"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: 'Mostra-nos o Pai'?". João 14:6-9

É isto mesmo, o verbo era Deus, e estava com Deus, logo após, o verbo se fez carne e habitou entre nós e está vivo até hoje. A Bíblia nos mostra, do prólogo do Evangelho de João, com sua sublime declaração: “vimos a sua glória” (Jo 1:14), até a sua conclusão: “Senhor meu, e Deus meu” (20:28) que Jesus é Deus, o Filho encarnado.

Cristo não foi criado; Ele é eterno, sempre existiu e sempre esteve em comunhão amorosa com o Pai e com o Espírito Santo (Jo 1:2 Is 9:6; He 7:3) Foi por intermédio de Cristo que Deus criou o mundo e o sustenta (Cl 1:15-16; Hb 1:2; 1 Co 8:6), vejamos dois destes três versículos:

O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele.Colossenses 1:15.16

A quem o constituiu herdeiro de tudo, por quem também fez o mundoHebreus 1:2

Cristo é a personificação da genuína e verdadeira vida (João 1.4, 14.6, 17:3). Sua vida é luz para todos; a verdade de Deus, sua natureza, propósito e poder tornam-se disponíveis por meio dEle (João 8:18, 12:46).
Deus é revelado nas Escrituras como um só Deus, existente como Pai, Filho e Espírito Santo (MT. 3:16, 17; 28:19; Mc 1.9-11; 2 Co 13:14; Ef 4:4-6; Pe 1:2; Jd vv. 20,21). A Bíblia declara que Deus é um só, uma união perfeita de uma só natureza, substância e essência, assim segundo as escrituras, Deus é singular, num sentido, e plural noutro. Deus, Jesus e o Espírito Santo não são três deuses, mas sim o Deus único (Ap 1:8; Mt 28:19; 1 Co 12:4-6; Jo 1:18)

Este é nosso Senhor, a luz do mundo, a Palavra de Deus, o cordeiro de Deus, o Senhor dos Senhores e o Príncipe da Paz. Foi esta palavra que se tornou um ser humano, por amor a nós, e a quem devemos dar todo o nosso louvor e a nossa adoração.

Mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nomeJoão 1:12

O homem tem o direito de se tornar filho de Deus somente se crer no nome de Cristo. Quando ele o recebe, nasce de novo e é feito filho de Deus (João 3.1-21). Portanto, nem todas as pessoas são “filhos de Deus” no sentido bíblico.

Irmãos, Cristo se fez maldição por nós, para nos resgatar da maldição da lei! Quem mais faria isso por você? Quem mais amaria o mundo de tal maneira que desse seu filho unigênito para restaurar a nossa comunhão com o pai?

Esse amor é o amor de Cristo por nós, que salvou da maldição da lei; amor inexplicável, verdadeiro, sem igual, que não tem limites e que jamais acaba!

Leia a Palavra de Deus! Busque-a e medite nela todos os dias, e creia que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente! (Hebreus 13:8) Jesus é a Palavra!

Por Gabriel Ferraz

3 comentários:

  1. Olá Gabriel Que susto! quando no começo vc disse que quando questionado sobre Jesus ser Deus, vc "balançou", mas continuando a ler o texto que abençoada segurança na descrição dos textos postados por vc, é isso ai meu irmão!!. Aleluia que post lindo, é saber em quem depositamos a nossa esperança. Deixo aqui também um texto: (1 Timoteo 1. 15) para quem duvidar da divindade de Jesus. Fique na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  2. Pois é, irmão. No momento em que fui contestado, não tinha base bíblica para poder confrontar a pessoa. Mas, como Deus é maravilhoso, e sua Palavra não é mentirosa, estes versículos que atestam a divindade do Senhor vieram como rios sobre mim. Tenho agradecido muito a Deus por esta revelação e por Ele me abrir os olhos e me mostrar o que está escrito. Obrigado Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Òtima mensagem Gabriel!
    E é bom as vezes sermos mesmos confrontados, por que assim buscamos respostas e da próxima vez estaremos preparados para responder!
    Quando eu estava na mocidade fui questionada varias vezes, depois resolvi questionar a mim mesma,não pq eu duvido, mas me fazia perguntass que provavelmente alguem poderia vir a perguntar, e quando o fizessem ja estaria na ponta da lingua rsrsr

    Você acabou achando bastante coisa né...
    Abraços
    nanda =D

    ResponderExcluir

Comente!