quarta-feira, 14 de julho de 2010

Temos de preparar o coração

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos” (Esdras 7.10).


A Palavra do Senhor declara que há tempo para tudo nessa vida (Eclesiastes 3.1), e, logicamente, há também tempo de preparação. Durante os anos que passamos na escola, nós nos preparamos para sermos bem-sucedidos em todas as áreas. No entanto, há quem não dê valor ao que é ensinado em sala de aula. Este, quando se depara com algum problema ou tem de disputar uma posição com mais alguém, geralmente percebe o quanto foi estúpido em não aproveitar o que lhe estava sendo ministrado. Na igreja, o mesmo acontece. Aqueles que, por exemplo, vão aos cultos só para satisfazerem o pedido de alguém – ou por outro motivo que não seja o de buscar a presença do Senhor –, quando passam por alguma tribulação, lamentam o fato de não terem aprendido a serem vencedores com a Palavra de Deus.
Roboão – filho de Salomão, o homem mais sábio que já nasceu neste mundo, e neto do rei Davi – não foi inteligente o suficiente para se preparar a fim de servir ao Senhor. No entanto, quando se viu pressionado pela sociedade, não teve “jogo de cintura” para ouvir e responder sabiamente. Por isso, por falta de preparação em servir ao Altíssimo, não soube buscar do Senhor a direção certa. Consequentemente, seu reino foi dividido, apesar de Davi ter alargado o reino de Israel e de Salomão tê-lo mantido poderoso.
O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, disse que temos de nos apresentar ao Altíssimo como obreiros aprovados (2 Timóteo 2.15), mas, como pouquíssimas pessoas têm feito isso, o Senhor fica impossibilitado de usar muitos dos Seus filhos. De fato, Ele precisa usá-los nos mais diversos campos – seja na vida empresarial, nas ciências, no ministério etc. –, porém, como Ele fará isso com quem jamais parou para pedir a Ele que o preparasse para ser Seu obreiro? Você já pensou em se preparar?
Esdras foi um escriba e sacerdote, que se preparou para ter acesso à Lei de Deus e, por isso, pôde ser usado por Ele. Hoje, temos de fazer o mesmo para buscar a Palavra do Senhor. Desde o dia em que Jesus assoprou sobre os discípulos, disse que recebessem o Espírito Santo e, então, o entendimento deles foi aberto a fim de que compreendessem as Escrituras (João 20.22), qualquer um também pode conhecer o nosso Salvador como Ele é – e isso fará toda a diferença em sua vida!
É necessário preparar-se para cumprir o que o Senhor declara nas Escrituras. Sua vontade deve ser feita com prazer, e os que assim agirem receberão uma vida de realizações, a qual sequer foi imaginada. De fato, o Altíssimo recompensará o servo bom e fiel (Mateus 25.21). No entanto, meu irmão, não basta estar pronto para seguir as ordenanças divinas; é imprescindível também se preparar para ensiná-las – tanto em palavras como em obras. O mundo sofre por falta de pessoas que mostrem quem é realmente o Verbo de Deus. Portanto, use o talento que você recebeu e, assim, ganhe outros para Jesus!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!