segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fortifique-se contra os mal-intencionados

“E Josafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel” (2 Crônicas 17.1).

    O reino de Davi dividiu-se em dois. Na verdade, seu neto Roboão, por não ter tido juízo nem sabedoria, viu dez das 12 tribos gritarem por independência. As tribos de Judá e Benjamim ficaram do seu lado, porém as outras criaram o reino do Norte, o qual teve mantido o nome de Israel. Desde o primeiro rei dos rebelados – Jeroboão – aos outros, praticamente todos primaram por se opor contra o Senhor e favorecer o diabo, introduzindo a idolatria e a feitiçaria, bem como apoiando tais práticas.
    As tribos rebeldes foram mestres em desafiar o Altíssimo, pois, além da idolatria, da bruxaria e do culto aos demônios – o que envergonhava os verdadeiros servos do Altíssimo –,  quando podiam, elas também molestavam o reino de Judá. Por sinal, houve um governante em Israel chamado Baasa, o qual oprimiu intensamente o reino Judá, liderado por Asa, edificando Ramá para que ninguém entrasse naquela região ou de lá saísse. Asa, por sua vez, errou em não procurar ajuda divina. Inclusive, ele se irou com o profeta Hanani, que fora enviado para repreendê-lo, e lançou-o no cárcere (2 Crônicas 16.7-10). Asa logo ficou enfermo dos pés e, por não ter buscado o Senhor, veio a falecer.
    Josafá, filho de Asa, passou a reinar em Judá. Esse novo rei entendeu que tinha de se fortificar contra os irmãos mal-intencionados do Norte. Ora, quando alguém se torna um ímpio, não podemos confiar nele, pois é capaz de qualquer coisa para obter o que quer, enquanto garante estar servindo ao Senhor. Portanto, o certo é se fortalecer no poder de Deus e nas Escrituras, pois os que vivem na impiedade se tornam uma ameaça a quem, de fato, obedece ao Pai.
    Os rebeldes são capazes de nos procurar, dizendo que também servem a Deus. Mas cuidado! Atrás de qualquer proposta deles, por mais linda que pareça ser, há um plano que não vem do Alto. Quem vive na impiedade, na falta de respeito para com a Palavra do Senhor, inventa uma porção de histórias para tirar algo de quem tem compromisso com a Verdade. O próprio Paulo disse que não temos de nos associar com aquele que se diz irmão, mas, na verdade, vive como perdido (1 Coríntios 5.11).
    O relato bíblico diz que Josafá foi grande no amor a Deus. De fato, ele teve coragem de depositar toda a sua confiança no Altíssimo, e, por isso, o Senhor o honrou. Não fique triste com algo de ruim que algumas pessoas façam a você; afinal, elas servem ao inimigo e, por isso, deixam que ele as use. Seja um servo de Deus, um cumpridor da Sua Palavra, e você O terá ao seu lado em todas as situações. Faça como Josafá, que se entregou completamente a fazer a vontade divina e viu o Todo-Poderoso pelejar as suas pelejas e dar-lhe vitórias.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!