terça-feira, 13 de julho de 2010

Insensata decisão

“E ele disse: Vai e vê onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã” (2 Reis 6.13).


Eliseu foi um profeta de Deus cujo ministério se destacou pela manifestação divina. Assim deve ser também com todo aquele que é chamado para fazer a bendita obra do Senhor. Não precisamos de marqueteiros nem de subterfúgios para sermos promovidos; tão somente a nossa obra tem de ser feita em Deus.
Certa vez, uns meninos deixaram-se levar pelo demônio e caçoaram do homem de Deus pelo fato de ele ser calvo. Porém, por aquela atitude maligna, eles pagaram com a vida, pois bastou o profeta amaldiçoá-los, para que algumas ursas saíssem do bosque e os matassem (2 Reis 2.23-25).
Em outra ocasião, o rei da Síria, planejando fazer guerra contra Israel, reuniu seus generais em Damasco e traçou planos de ataque. No entanto, Eliseu, por viver diante do Altíssimo, conseguia ter conhecimento do que aquele malvado rei pensava em fazer com os servos do Senhor. Então, avisou o rei de Israel sobre aquela situação, o qual, por sua vez, tomou as devidas providências para proteger seu povo. Contudo, isso enfureceu o governante sírio, que, intrigado com tanta coincidência, passou a achar que, dentre os seus, havia um traidor.
Então, avisado de que não era isso o que acontecia, mas que, na terra do povo escolhido, havia um homem a quem o Altíssimo revelava tudo, o rei tomou uma tola atitude: mandou que seu servo visse onde estava o profeta do Senhor, pois o rei queria enviar soldados para prendê-lo (2 Reis 6.8-23). Ora, isso também foi ouvido por Eliseu, o qual, se tivesse agido na carne, rapidamente teria fugido. Isso mostra que não devemos tomar decisões precipitadas a respeito do que vem aos nossos ouvidos, mas, sim, deixar o Pai nos orientar acerca do que fazer.
O auxiliar de Eliseu, ao ver um grande exército sitiando a cidade, desesperou-se e foi levar-lhe a notícia. O profeta, porém, que confiava no Senhor como sua Proteção, orou para que Ele abrisse os olhos do rapaz. Este pôde ver que havia mais ao lado deles do que inimigos ao redor e que o monte estava cheio de carros e cavalos de fogo.
O homem de Deus tem sempre um plano – o do Senhor. Eliseu orou para que o Altíssimo ferisse todos de cegueira. Então, guiou-os até Samaria e, depois, orou para que o Todo-Poderoso os curasse. Quando, porém, abriram os olhos, viram que estavam no meio de Samaria, cercados pelo exército daquela região e diante do rei israelita. Então, os sírios entraram em desespero, e o governante de Israel perguntou se poderia ferir todos eles.
Ora, Deus não faz nada para destruir, mas, sim, para dar lições a fim de que as pessoas vivam bem. Em nossos dias, por mais que alguns nos façam mal, não devemos orar para que morram, mas para que tenham o pleno conhecimento da Verdade.
Eliseu não deixou que o rei maltratasse os sírios. Antes, mandou que lhes dessem comida, e, em seus dias, como resultado dessa sábia ação, nunca mais a Síria invadiu Israel. Meu irmão, os resultados da fé devem ser paz e salvação. Portanto, cuide de quem for colocado em suas mãos.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!