segunda-feira, 21 de abril de 2014

A Quem e Como Devemos Orar?

Talvez você já tenha se perguntado: "A quem devo orar, a Deus ou a Jesus?". É provável que, em razão dessa dúvida, você já tenha orado para Deus "em nome de Jesus" e até mesmo para Jesus "em nome de Jesus". No início de nossa caminhada, é comum que dúvidas e erros como esses existam, o que não significa que Deus tenha anulado tal oração. O ato de orar, no entanto, tem regras e deve ser sempre feito de acordo com a vontade de Deus. Assim como se aprende a andar, falar ou cantar, assim também devemos aprender a orar.

Toda a Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) está envolvida em nossas orações. O apóstolo Paulo, na carta aos Efésios, capítulo 2, versículo 18 nos diz que, por meio de Jesus, "tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito". Deste texto, podemos entender como deve ser feita a nossa oração.

Toda oração deve ser sempre dirigida a Deus, em nome de Jesus, pelo poder do Espírito Santo. É dessa forma que devemos dirigir nossas orações. O próprio Senhor Jesus nos ensina que devemos sempre invocar o Pai através do Seu nome:

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (João 14:13-14).

"Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra." (João 16:23b-24);

"A fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda." (João 15.16b).

Da mesma forma, em Romanos 8:26, o apóstolo Paulo explica com exatidão qual a tarefa do Espírito Santo na oração: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis" (ARA). A função do Espírito Santo é atuar como nosso intercessor junto ao Pai. Simplificando mais ainda o entendimento, compreende-se que oramos a Deus, o Pai; oramos em nome de Jesus, sob Sua autoridade, e oramos no Espírito, sendo habitados por Ele, que nos auxilia.

O objetivo principal do homem deve ser de trazer glória a Deus (1 Coríntios 10:31). Orar é um ato de entrega ao Senhor. É importante que nossa oração seja sempre acompanhada de algumas chaves básicas. Lembre-se sempre de incluí-las, pois lhe ajudarão a orientar sua oração:
  • Arrependimento (Salmos 51): por tudo aquilo que você fez e que não agradou a Deus e tudo aquilo que deveria ter feito para o agradar.
  • Adoração (Salmos 95:6-9; Apocalipse 11:17): para louvar e exaltar a Deus por tudo que Ele é.
  • Ação de graças (1 Timóteo 2:1): em agradecimento por tudo o que o Senhor tem feito em sua vida e no seu dia.
  • Petição pessoal (2 Coríntios 12:8): para rogar a Deus por suas necessidades e bençãos, sempre em conformidade com as Escrituras.
  • Intercessão pelos outros (Romanos 10:1): tomando o lugar de alguém numa necessidade ou problema, pleiteando a sua causa como se fosse própria.
Todos os dias devemos oferecer ao Senhor nossa oferta contínua de oração (1 Tessalonicenses 5:17). É através dela que nós colocamos nossas ansiedades e problemas nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para resolvê-los.

Podemos orar em silêncio (1 Samuel 1:13) ou em voz audível (Neemias 9:4; Esdras 3; Ezequiel 11:13). Podemos orar em pé (Neemias 9:4-5), sentados (1 Crônicas 17:16; Lucas 10:13), ajoelhados (Esdras 9:5; Deuteronômio 6:10: Atos 20:36); acamados (Salmos 63:6) ou prostrados (2 Samuel 12:16; Mateus 26:39). Podemos orar com confiança quando procuramos andar no Espírito e não na carne. Fora isso, não há qualquer impedimento. Basta derramar seu coração a Deus.

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

Por Gabriel Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!