quinta-feira, 26 de maio de 2011

E... Começou a Lavar Lhes os Pés

"Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve"
Lucas 22:27

"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também"
João 13:15

As dúvidas estavam instaladas na comunidade - "Qual é o maior? Quem está à mesa ou quem serve?" As dúvidas persistem hoje - Qual é o maior? Quem manda ou quem serve? Quem tem dinheiro ou quem é pobre? Quem está no trono ou quem está de joelhos lavando os pés? (Lucas 22:27).

As aparências iludem. Nem sempre o que parece é. No tempo de Jesus o acto de lavar os pés a outrem era símbolo de humilhação, tarefa exclusivamente reservada aos servos mais baixos e inferiores. Até mesmo o círculo da criadagem tinha a sua hierarquia. Os que lavavam os pés aos seus senhores eram a base da pirâmide e deviam estar sempre de joelhos, de bacia na mão e cingidos da toalha da escravidão.

Jesus fez-se servo, o mais humilde dos servos, para poder levar-nos a Deus -- "se Eu te não lavar os pés não terás parte Comigo".

Neste caso, o que se cingia da toalha, o que segurava na bacia com água, o que estava de joelhos aos pés dos discípulos para lhos lavar era o Rei dos reis, o Senhor dos universos, o Criador do mundo e de tudo que neles há. "Achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte" para levar-nos a Deus, lavados com Seu próprio sangue remidor.

Eram as mãos que criaram os céus, os mares, a terra, as estrelas dos universos, que agora seguravam a bacia de água para nos lavar os pés sujos. Ajoelhado, limpava as nossas vidas com a água pura e preparava-nos para viver com Deus.

Que grande humildade! Que infinita capacidade de servir! Que amor tão singular e puro! Obrigado, meu Deus.

Abre meus olhos para que veja quem Tu és! Abre meu coração para que eu sinta o que fizeste por mim! Abre a minha mente para que eu racionalize tão grande salvação que vieste dar aos homens perdidos!

Por José Luiz Valério

Nota: Após quase um mês sem computador (que pifou), fiquei impedido de atualizar este blog. Bem, mas voltei, e estou feliz por isso - ainda não estou com meu PC novo, mas já estou aguardando, pela fé, que ele já está chegando. Peço desculpas aos leitores e nossos parceiros (se é que alguém percebeu que eu fiquei ausente... rsrsrsrs, brincadeira!) minhas sinceras desculpas. Estou voltando e pretendo manter o ritmo. Fiquem na Paz, e claro, Na Graça de Deus!

Por Gabriel Ferraz

Um comentário:

  1. Olá...

    bom que voltou!
    estranho... sigo seu blog, mas não apareceu postagens novas no meu painel...
    Bem, mensagem abençoada!
    Sigamos o exemplo de Jesus!
    Deus te abençoe e toda sua familia.
    fik na paz
    Nand@

    ResponderExcluir

Comente!