sexta-feira, 21 de março de 2014

O Que Faço Se Não Tenho a Alegria que Deveria Ter?

Acabei de escrever um livro chamado Quando Não Desejo a Deus: Como Lutar Pela Alegria, porque essa é a pergunta mais comum que me fazem.

Se eu passar horas e horas conversando sobre isso com um grupo de pessoas, a principal conclusão será: "Tudo bem, estamos convencidos. Deus é mais glorificado em nós quanto mais satisfeitos estivermos nele. Mas Piper, nós não estamos satisfeitos, sentimo-nos amedrontados. O que faremos?".

Eu realmente gosto dessa pergunta. Minha resposta, depois de 240 páginas, pode ser resumida a "leia sua bíblia e ore". Mas levo 240 páginas para dizê-lo. E digo isso porque Jesus falou: "Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11). 

Jesus disse: "Falo palavras que despertam alegria. Leiam minhas palavras!" Por isso recomendo a Bíblia às pessoas. Lhes mostro o texto de Salmos 1: "Bem- aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite" (vv.1). 

Quero lhe perguntar: "Quanto tempo você passa meditando sobre o Senhor? Já pegou este livro, abriu-o e o devorou por uma hora, somente meditando nas promessas preciosas de Deus?" Esse é o passo número um. Eis o segundo: sei que todos lemos este livro, começamos a lê-lo e nada acontece. São como apenas marcas pretas numa página. O que faço quase toda manhã é usar um pequeno acrônimo, IDDS. É uma oração. Retirei o IDDS da bíblia. 

A primeira letra é I: "Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça" (Salmos 119:36). Clamo: "Senhor, inclina-me o coração aos teus testemunhos, e não a cobiça. Inclina o meu coração à tua palavra". A segunda letra é D: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18). "Senhor não me deixes olhar aqui e não ver nada. Abre meus olhos para eu ver maravilhas aqui!"

I.D.D: "Dispõe-me o coração para só temer o teu nome" (Salmo 86:11b). Você está aqui, talvez de joelhos, com a bíblia aberta diante de si, lendo, orando para que seus olhos sejam abertos, e você pensa no pó das cortinas. Pensa na sirene soando na rua. Pensa em sua esposa, que está louca com você. Pensa no filho que está atrasado para a escola. Sua mente está dividida com diversas questões! Você não consegue se concentrar neste livro.

Ore: "Senhor dispõe-me o coração. Faze-me ficar concentrado. Une os meus pensamentos. Estão fragmentados". Você agora pede a Deus que faça isso. 

Agora a quarta letra, I.D.D.S.: "Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias" (Salmos 90:14). Ou seja, a minha ênfase é: a alegria é um dom de Deus. Você não pode fazê-la acontecer. Não pode abri-la e fechá-la como uma torneira.

Não posso apenas dizer: "Sinta gratidão agora! Como se eu desse, a meu filho, meias pretas no natal, e não uma pick-up vermelha, e ainda dissesse: "Agora, agradeça". Ele poderia dizer "obrigado", mas não sentiria gratidão. Mas se você lhe der a pick-up vermelha pela qual esperou o ano todo, não precisará lhe dizer nada. A gratidão estará ali.

A alegria é um dom. É um dom, e por isso nós a pedimos. Nós a pedimos e esperamos as coisas que a despertam em nossa vida.

Por John Piper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!