segunda-feira, 31 de março de 2014

Dormindo de Tristeza?


Sabe, estava lendo e vendo algo interessante. No Getsêmani, Jesus disse aos seus discípulos para orar, mas quando voltou, ao invés de estarem orando, estavam dormindo.

Mas sabe o que diz? Não estavam dormindo apenas porque estavam com sono: "E levantando-se Jesus da oração, foi ter com seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza" (Lucas 22.45).

Notou? Dormiam de tristeza. Não haviam entendido o que Jesus ia fazer. Achavam que Jesus iria liberta-los do Império Romano, talvez. Não entenderam a grande obra da cruz, e se entristeceram. E acharam que era um bom motivo pra dormir ao invés de orar. Quantos hoje não fazem o mesmo?

Basta algo não estar saindo como queriam e pronto! Desanimam, se descabelam, roem as unhas até o sabugo.

Acham que Deus não sabe o que está fazendo! Então, vão dormir de tanta tristeza: "Com certeza Deus vai entender".

Eu não vi Jesus elogiando a atitude deles. Eu li Ele dizendo: "Por que estão aí dormindo? Levantai e orai, para que não entreis em tentação" (v.v.46).

Sabe, não importa o tamanho de sua tristeza. Ela não é motivo para deixar de orar e acreditar em Deus! Dizem que quando não se consegue orar, é por que se precisa mais do que nunca!

E depois, se os discípulos entendessem o que Jesus estava realizando, não estariam tristes! Se pudessem ver a obra completa! Jesus ressuscitado, pecados perdoados, vidas transformadas...

Hoje você não vê, mas Deus deseja realizar algo muito maior do que aquilo que você imagina.

Deixe a tristeza! É hora de se levantar e orar!

Por Fernanda Medeiros

quarta-feira, 26 de março de 2014

Sua Posição em Cristo

"Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis das riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis" (Isaías 61.6).

Que conceito as pessoas do mundo têm de você? Elas se apiedam da sua situação ou reconhecem o que o Senhor o fez ser? Você foi constituído sacerdote do Deus Altíssimo, chamado para ministrar diante dEle e, como ministro, executar a justiça divina.

O pior que pode acontecer a um cristão é não ser reconhecido como alguém que anda com Deus e se parece com Jesus. Dessa maneira, ele não é procurado pelos perdidos para ajudá-los nem cumpre o propósito divino de ter levado aos Céus os que o Altíssimo lhe deu. Após a conversão, permanecemos por aqui para fazermos as mesmas obras realizadas pelo Mestre nos dias do Seu ministério terreno (Jo 14.12).

Caso você não assuma sua autoridade em Jesus, os demônios atuarão em seu viver assim como fazem na vida de quem não é salvo. O Pai não será glorificado se você não se fizer respeitar. Então, provavelmente continuará entrando na fila da sopa e recebendo roupas usadas e outros benefícios que a sociedade oferece. Ora, são os perdidos que têm de receber algo da sua mão, pois você é luz – solução – para eles.

Que posição privilegiada lhe foi dada no Filho de Deus! Você foi feito sacerdote do único e verdadeiro Senhor (Ap 1.6). A qualquer hora, entre na presença divina e ministre em Nome dEle. Veja se isso tem ocorrido com você; caso não tenha feito uso das suas prerrogativas em Cristo, já está na hora de assumi-las. Não há mágica na fé, mas muito trabalho a ser desempenhado.

O seu ministério é duplo: você foi constituído sacerdote e rei. É ministro do Rei dos reis sobre tudo o que diz respeito à vida e à piedade (2 Pe 1.3). Portanto, não deixe para amanhã nem fique chorando diante do Pai a fim de que Ele tenha misericórdia de você e o ajude. Você já possui a unção necessária para fazer valer os seus direitos. Afinal, sua dupla ordenação o capacita a executar a justiça divina.

O entendimento da Palavra de Deus é a maior riqueza que um mortal pode ter, pois, com ele, tem condições de livrar qualquer pessoa do pecado. Ao abrir a boca para executar sua missão, coloque o poder do Altíssimo em ação. De você se espera muito mais do que imagina; na realidade, a riqueza que você deve entregar é o seu próprio alimento.

Você se gloriará em Cristo ao entregar aos perdidos a glória com a qual Deus o revestiu. Ele decretou que as palavras poderosas que curam doentes, salvam pecadores e libertam os oprimidos têm de sair da sua boca. Experimente cumprir a sua chamada e veja como você viverá melhor!

Por R. R. Soares

sexta-feira, 21 de março de 2014

O Que Faço Se Não Tenho a Alegria que Deveria Ter?

Acabei de escrever um livro chamado Quando Não Desejo a Deus: Como Lutar Pela Alegria, porque essa é a pergunta mais comum que me fazem.

Se eu passar horas e horas conversando sobre isso com um grupo de pessoas, a principal conclusão será: "Tudo bem, estamos convencidos. Deus é mais glorificado em nós quanto mais satisfeitos estivermos nele. Mas Piper, nós não estamos satisfeitos, sentimo-nos amedrontados. O que faremos?".

Eu realmente gosto dessa pergunta. Minha resposta, depois de 240 páginas, pode ser resumida a "leia sua bíblia e ore". Mas levo 240 páginas para dizê-lo. E digo isso porque Jesus falou: "Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11). 

Jesus disse: "Falo palavras que despertam alegria. Leiam minhas palavras!" Por isso recomendo a Bíblia às pessoas. Lhes mostro o texto de Salmos 1: "Bem- aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite" (vv.1). 

Quero lhe perguntar: "Quanto tempo você passa meditando sobre o Senhor? Já pegou este livro, abriu-o e o devorou por uma hora, somente meditando nas promessas preciosas de Deus?" Esse é o passo número um. Eis o segundo: sei que todos lemos este livro, começamos a lê-lo e nada acontece. São como apenas marcas pretas numa página. O que faço quase toda manhã é usar um pequeno acrônimo, IDDS. É uma oração. Retirei o IDDS da bíblia. 

A primeira letra é I: "Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça" (Salmos 119:36). Clamo: "Senhor, inclina-me o coração aos teus testemunhos, e não a cobiça. Inclina o meu coração à tua palavra". A segunda letra é D: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18). "Senhor não me deixes olhar aqui e não ver nada. Abre meus olhos para eu ver maravilhas aqui!"

I.D.D: "Dispõe-me o coração para só temer o teu nome" (Salmo 86:11b). Você está aqui, talvez de joelhos, com a bíblia aberta diante de si, lendo, orando para que seus olhos sejam abertos, e você pensa no pó das cortinas. Pensa na sirene soando na rua. Pensa em sua esposa, que está louca com você. Pensa no filho que está atrasado para a escola. Sua mente está dividida com diversas questões! Você não consegue se concentrar neste livro.

Ore: "Senhor dispõe-me o coração. Faze-me ficar concentrado. Une os meus pensamentos. Estão fragmentados". Você agora pede a Deus que faça isso. 

Agora a quarta letra, I.D.D.S.: "Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias" (Salmos 90:14). Ou seja, a minha ênfase é: a alegria é um dom de Deus. Você não pode fazê-la acontecer. Não pode abri-la e fechá-la como uma torneira.

Não posso apenas dizer: "Sinta gratidão agora! Como se eu desse, a meu filho, meias pretas no natal, e não uma pick-up vermelha, e ainda dissesse: "Agora, agradeça". Ele poderia dizer "obrigado", mas não sentiria gratidão. Mas se você lhe der a pick-up vermelha pela qual esperou o ano todo, não precisará lhe dizer nada. A gratidão estará ali.

A alegria é um dom. É um dom, e por isso nós a pedimos. Nós a pedimos e esperamos as coisas que a despertam em nossa vida.

Por John Piper

segunda-feira, 17 de março de 2014

Uma Obra em Andamento

"Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez" (Eclesiastes 3:11).

Sou um artista. Gosto de desenhar e projetar. Às vezes, enquanto estou rabiscando, alguém vem, dá uma olhada, e não vê nada além de uma forma sem sentido. Só vê o que é visível até aquele momento. No entanto, eu ainda não terminei. Estou trabalhando.

-"O que isso vai ser?" me perguntam.

-"Espere um pouco".

-"Acho que você deveria fazer desta maneira..."

- "Deixe que eu faça", respondo. "Por que você não me deixa sozinho até que eu termine, e depois terei prazer em lhe mostrar."

Todo artista gosta de expor o seu trabalho. Mas quando estou trabalhando em minha arte, sei que é um trabalho em andamento. Quando termino, fico feliz em mostrá-lo aos outros.

Você também é um trabalho em andamento. Deus está fazendo uma obra em sua vida. Quando isso for feito, Ele vai te mostrar. Se isso ainda não estiver pronto, seja paciente. Deus vê o fim desde o começo. Não podemos ver o que é, mas Deus pode. É importante lembrar disto.

Como Deus disse à nação exilada de Israel: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29:11).

Para Israel, isso significava que eles estariam na Babilônia por um tempo, mas no final, Deus iria tirá-los de lá. Para nós, o que isso significa especificamente no nosso dia-a-dia, o tempo dirá. Seja o que for, é bom, porque Deus está no controle.

Por Greg Laurie

quinta-feira, 13 de março de 2014

O Fardo Leve e o Jugo Suave de Jesus

Você com certeza, já leu o versículo do Evangelho de Mateus, capítulo 11, verso de 28 a 30 que diz: "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." 

E também se vai regularmente a igreja, já ouviu uma pregação pelo menos sobre o jugo suave e o fardo leve que Jesus nos oferece.

Mas e aí? Você tem se sentido leve ao carregar o fardo cristão? E o jugo a qual você está ligado é suave? Ou está te machucando?

Bem, antes de meditarmos sobre esse assunto, vamos entender o que é jugo e o que é fardo.

Jugo é uma peça de madeira usada até hoje, para ligar dois bois, um ao outro, para que caminhem lado a lado, dividindo a carga que carregam. Também pode significar uma peça que pode ser colocada nos ombros para distribuir por igual o peso de duas cargas a serem transportadas.

Fardo é um pacote, embrulho que é usado para carregar, transportar coisas, que pode ser pesado ou leve, dependendo do que você coloca dentro dele - por exemplo, um fardo de penas, mesmo muito grande, é muito leve, e um fardo de chumbo, mesmo pequeno, pode ser muito pesado.

Todo cristão quando aceita Jesus, deve aceitar carregar o Seu Jugo (de Cristo), e também passa a carregar um fardo, (que é seu), e que com Jesus deveria ser leve.

E porque muitas pessoas sofrem tanto, mesmo servindo a Cristo? Porque parecem as vezes carregar uma carga imensa e serem cheias de sofrimento?

A culpa disso é nossa, e não de Deus. Ele nunca nós dá nada para carregar ou fazer se está fora do nosso alcance. Como Paulo disse em 1 Coríntios 10:13:

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

O que acontece é que não carregamos o jugo com Jesus, carregamos sozinhos, e ainda enchemos nosso fardo com coisas que não deveríamos.

Para que isso não aconteça, devemos entender que o jugo de Cristo deve ser carregado de forma conjunta. O jugo de Cristo é suave, porque ele está sempre ao seu lado para carregar com você, ele pagou o preço por nossos pecados, levou sobre si as nossas dores.

Mas como fazer isso? Como deixar que Jesus nos ajude?

Entenda sempre que devemos fazer o que Ele faz, andar lado a lado, se Jesus te direciona para um lado, é pra esse lado que você vai.

Se Ele anda mais rápido, você anda também, se Ele vai com calma, assim você também vai. Isso é submissão. Isso é utilizar um jugo, lembra? Não tem como você estar ligado a Jesus pelo jugo Dele, e querer fazer do seu jeito.

E não precisa ter grandes revelações divinas, pra saber o que Jesus quer que façamos, Ele já nos deixou tudo escrito. Sua vida, seus conselhos, suas instruções, e deixou também o Espírito Santo, que nos dá consciência para fazer as escolhas certas. Lá no fundo, sempre sabemos o que é correto,  na maioria das vezes erramos porque somos teimosos.

Aí fica difícil, pois você só se cansa. Tentar ir pra outro caminho, e pedindo pra Jesus te guiar, faz com que você se sinta como se tivesse arrastando um prédio, e o jugo que você carrega deixa de ser suave, pois se Jesus vai para um lado e você pra outro, o jugo fica desigual e você acaba se machucando, sofrendo.

E como fazer para que o fardo que você carrega seja leve?

Primeiramente entenda que você tem uma carga/fardo, e que deve carregá-la, e não deixar que a carga arraste você ladeira abaixo, ou que trave a sua subida.

Porque cada qual levará a sua própria carga” (Gálatas 6:5)

Você tem que arrumar uma forma de acondicionar cada coisa em seu devido lugar. Arrume o seu fardo de modo que nada fique pelo caminho. Não deixe nada pra trás, nem espere que as coisas se resolvam sozinhas.

Mas antes que você possa se preocupar ou ficar ansioso com algo, saiba que não é esse o propósito de Deus, veja:

Certamente Ele levou sobre si as nossa enfermidades e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53.4);
Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá” (Salmos 55.22)
Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade , porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5.7)

Não é ficando ansioso ou preocupado que você resolverá seus problemas. Portanto, não fique com o seu fardo encalhado por aí, sem saber o que fazer, olhando a subida e dizendo que ela é grande.

O tempo não vai resolver nossos problemas. O tempo não remove nossos fardos, somente acumula coisas nele, mas você terá que carregá-lo um dia. Deus nos diz pra não temermos, pois Ele nos ajuda e fortalece: 

Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou teu Deus, eu te fortaleço e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41.10)

Saiba que você tem um Deus que cuida de você e que te ajuda, portanto caminhe! Jesus está conosco através do Espírito Santo, dividindo o jugo conosco.

Carregue no seu fardo apenas o que deve carregar. Não carregue preocupações demasiadas, nem a violência do mundo. Não carregue ódio, ou rancor, ou preguiça, ou mentiras, ou qualquer outra coisa que possa deixa-lo pesado.

E outra coisa muito importante: Arrume-o antes de carrega-lo. Ninguém pode carregar nenhum tipo de carga antes de arrumá-la. Você tem que saber o que levar, e o como levar.

Existem inúmeras coisas que você não deve carregar no seu fardo. Uma das coisas que mais pesam na vida do cristão, são as coisas pendentes, as mentiras, as amarguras e brigas. Devemos acabar com esses problemas, com as intrigas, divisões e indiferenças.

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mateus 5:23-24).
Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4:26-27).
Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”  (Hebreus 12:15).

E por último, após ter resolvido tudo, arrumado o seu fardo, você terá uma vida cristã mais tranquila.

Com mais tranquilidade, com o jugo suave de Jesus, o seu fardo leve, você poderá não só carregar o seu, mas também ajudar os outros em suas caminhadas. 
Ensinar a outros o que você aprendeu. Ajudá-los a deixar de lado o que não interessa e levar apenas o que realmente importa.

Na carta de Paulo aos Gálatas, ele ensina as igrejas da Galácia, dizendo:

“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga.” (Gálatas 6:1-5).

Portanto, é importante que saibamos como carregar nosso fardo, e que estejamos enraizados na fé, seguindo a Cristo com todo o coração, para que possamos também ajudar uns aos outros. 
Afinal, se realmente amamos o nosso irmão, nos preocupamos com ele, e desejamos que ele esteja bem, sem sofrimento, nem peso excessivo e fazendo a vontade de Deus assim como nós.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão” (1 João 4:20-21).

Deus abençoe você!
Por Luiz Polito

Nota do blog: Ao iniciar sua jornada, lembre-se de retirar todos os entraves que atrapalham o seu caminho e impedem que você carregue seu fardo - como foi mostrado, nós mesmos é que impomos entraves à nossa vida cristã (1 Coríntios 10:13). É preciso renunciar a tudo aquilo que lhe impede de viver em santidade e perfeita comunhão com Cristo. Só assim é que podemos nos sentir leves ao carregar nosso fardo e fazer com que o jugo a que estamos ligados seja suave.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Somos Embaixadores de Cristo

"De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus" (2 Coríntios 5:20).

Um embaixador (segundo os dicionários) é um representante diplomático, do grau mais elevado, de um Estado junto de outro Estado.
Segundo a Palavra de Deus, os salvos por Jesus Cristo são os embaixadores, credenciados por Deus, para O representarem junto do mundo perdido. É um grande privilégio, uma bênção sem igual, mas é também uma tremenda responsabilidade representar Cristo, ao mais alto grau, no meio deste mundo em crise.

Como embaixadores de Cristo, temos de defender os interesses do Céu e tratar dos negócios do nosso Rei (Lucas 2:49); temos de proclamar a mensagem de Deus, que é amor e não deseja que alguém se perca, mas, antes, quer que todos venham ao arrependimento e se salvem (II Pedro 3:9); temos que ser mordomos diligentes, vigilantes e ativos, para que todo o mundo conheça a paz de Jesus (João 14:27; 16:33).

Como estamos a desempenhar o nosso cargo de embaixadores de Cristo? Estamos só a auferir dos privilégios ou estamos também a assumir e cumprir com as nossas responsabilidades?

Deus nos deu um ministério e temos de levantá-lo com toda força, levando seus filhos a se reconciliarem com Ele, fazendo discípulos, e batizando os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19). Esse é o nosso ministério para com Ele!

Aos que forem fiéis, Ele dirá naquele dia: - "Bem está, servo bom e fiel, sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do Teu Senhor" (Mateus 25:21).

Por Luís José Valério

quarta-feira, 5 de março de 2014

Em Todo Tempo

Ser grato a Deus quando tudo vai bem, louvar quando a mesa está farta ou colocar um adesivo com a frase "Deus é fiel" no carro zero é muito fácil. Para alguns de nós, parece que Deus só é fiel se as coisas estiverem bem.

Será que nos dias ruins, Deus deixa de ser bom e fiel? Será que seu amor e fidelidade se esgotam ou diminuem nos dias maus?

Não. Ele é o mesmo; Seu amor e fidelidade não se alteram na mudança dos "tempos" .

Quando mantemos um coração grato a Deus em todo tempo, as coisas podem até não mudar, mas o nosso coração sim.

Nesses dias, quem confiar e depender naquEle que tem todo poder, terá paz em meio ao caos.

Nunca esqueça: o amor e a fidelidade de Deus não se esgotam nem diminuem nos desertos, nem nos dias de escassez.

Gosto muito do Salmo 34: "Louvarei ao Senhor em todo tempo [...]".

Por Irismar Oliveira