quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Raiz de Todos os Males


Ser rico é a ambição primeira da grande maioria dos homens na terra. De fato, não é mal possuir ouro, bens, riquezas; o grande mal é ser possuído pelas riquezas. Os seus bens passam a ser o seu deus, o seu ídolo e neles têm o coração.

Um dia Jesus contou uma linda parábola (Lucas 12:13-21) e chamou a atenção para o perigo da avareza e a loucura de confiar nas riquezas. É louco aquele que vive para ajuntar tesouros na terra e não é rico para com Deus. Tal situação é uma terrível armadilha, sem compensação imediata, perigosa e frustrante, tanto no presente, como no futuro.
Há pouco tempo sentimos bem essa loucura quando todo mundo estava atrás dos duzentos e tantos milhões de reais da Mega Sena. Ah, se ganhasse:
  • eu comprava uma bela mansão...
  • eu comprava ouro, jóias...
  • eu comia, bebia até fartar...
  • eu nunca mais trabalhava...
  • eu... eu... eu...
Que loucura... engordaram os promotores do jogo, um recebeu "uma bagatela" em comparação com o realizado e, depois, ficou tudo na mesma: os pobres continuaram pobres e os ricos mais ricos.
Não sejais escravos das riquezas, porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e, nessa cobiça, muitos se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. Os que querem ser ricos caiem em muitas tentações e laços, em muitas concupiscências nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína (I Timóteo 6:5-10).
Quereis ser ricos?... Então, dai. Dai a Deus, dai aos pobres, dai ao próximo, pois se as vossas riquezas aumentam não podeis pôr nelas o vosso coração.
Quereis ser ricos?... Espalhai a vossa riqueza à direita e à esquerda, porque só sois pobres quando dais pouco das vossas riquezas. Lembrai-vos que tudo o que possuís será, um dia, dado (quer queira, quer não), portanto, dai agora, para que sejais ricos para com Deus.

Por José Luiz Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!