terça-feira, 10 de abril de 2012

Participantes da Natureza Divina

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."
2 Pedro 1:4-8 

"[...]acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência"- Veja que Pedro destaca que a primeira preciosa benção que recebemos foi a fé. Mas, não podemos nos acomodar com apenas a fé. Ele diz que devemos ser diligentes em acrescentar à nossa fé, a virtude.

Portanto, o primeiro elemento que compõe a natureza divina e que Deus quer compartilhar conosco é a virtude. Esta palavra, neste contexto, significa poder:
"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" (Atos 10:38).

O segundo elemento é ciência. Não se trata do conhecimento por meio de pesquisa empírica. Trata-se do conhecimento de Deus que nos é transmitido pelo Seu Espírito: "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus" (1 Coríntios 2:10).

O terceiro elemento é a temperança - que significa domínio próprio, equilíbrio: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gálatas 5:22).
 
O quarto elemento é paciência - É a mesma virtude divina chamada de longanimidade. É esperar, aguardar. É o tempo kairós - o momento certo: "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Salmos 40:1).

O quinto elemento é a piedade. Não se trata daquele sentimento que nos leva a sentir pena das pessoas. Piedade, neste texto, tem o sentido de devoção; santo temor: "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade" (Hebreus 12:28).

O sexto elemento é amor fraternal. Que é o que temos pelo nosso próximo. Mas, uma vez, não é sentir dó ou pena de alguém. Fraternidade é o sentimento que nos leva a cuidarmos com amor daqueles que estão à nossa volta: "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1 Timóteo 5:8).

O sétimo elemento da natureza divina que Deus quer compartilhar conosco é a caridade. O amor ágape, o puro e doce amor: "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (1 João 4:16).

É grande o privilégio que temos, o de podermos nos tornar participantes da natureza divina. A natureza divina, com todos os seus elementos que a compõe, precisa estar abundante em nós.

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."
João 15:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!