quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deus Fala no Silêncio da Sua Verdade

"E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só"
Mateus 14:23

Nesta altura, depois da primeira multiplicação dos pães, e depois de um grande "banho de multidão", Jesus quis ficar só. Quis ficar a sós com o Pai, por isso ordenou aos discípulos que passassem para a outra banda, enquanto Ele despedia a multidão. Despedida toda aquela gente, Ele subiu ao monte para orar à parte (Mateus 14:22-23). Porque desejaria estar só? Não poderia orar com a multidão ou apenas com os discípulos? E se queria orar sozinho, não poderia fazê-lo ali mesmo, depois de despedida a multidão?
Penso que Jesus queria o silêncio e, por isso, procurou a solidão da montanha, a voz do silêncio! Não foi uma fuga de nada, nem de alguém, mas foi como que uma volta para Si mesmo, uma volta para a Sua introspectividade de Deus. O homem vive mais em função do grupo do que em função de si mesmo. Assim, quando estamos sós, procuramos um jornal, uma revista um telefone móvel, um rádio, etc., para estarmos sempre ligados ao mundo. Jesus queria estar consigo mesmo, na Sua infinidade em todas as coisas e direcções. O homem não se basta a si mesmo. Jesus, como Deus, é suficiente, basta-se a Si mesmo!
Deus quer falar-nos muito seriamente, mas só o pode fazer perfeitamente quando estamos a sós com Ele. Quando nós paramos e silenciamos, Ele fala-nos pela Sua Palavra santa, pelo Seu Espírito inspirador, pela maravilhosa natureza. Demos voz ao silêncio para que Deus nos fale.
Absorve Deus na tua alma e escuta-O, no meio do bulício da cidade, no fragor da tormenta ou na calma da brisa de um pôr de sol. Fica mudo e escuta, hoje, o que Deus tem para te dizer.
Com Elias no Monte de Horebe, a voz de Deus não estava no vento que quebrava as penhas, nem no terramoto que abalava a terra, nem no fogo que tudo ameaçava devorar, mas na voz mansa e delicada, no sussurro, no meio de um silêncio (II Reis 19:12) . Essa também foi a voz que Moisés ouviu no silêncio do deserto e do meio de uma sarça ardente (Êxodo 3:2-4). Deus fala no silêncio da Sua verdade.
Por José Luiz Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!