quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cristo, Aquele que Cura

Porque eu sou o Senhor, que te sara
Êxodo 15:26c

A vontade de Deus é curar todos os oprimidos e necessitados. (Êxodo 23:25-26). Mas alguém pode perguntar: “Por que mais pessoas não se curam?”

Quando as pessoas estão plenamente convencidas de que Deus quer curá-las, e de que não é vontade dEle que estejam doentes, quase sempre são curadas quando recebem uma oração ou até mesmo antes. O conhecimento disso é a base sobre a qual a fé perfeita deve agir.

Muitas pessoas dizem: “Talvez seja vontade de Deus que eu fique doente. Pode ser que Ele deseje que eu esteja doente. Talvez seja sua benção disfarçada! Pode ser uma maneira misteriosa de fazer com que as coisas cooperem para o meu bem”.

Vejamos isto à luz da Palavra de Deus:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4-5)

Em uma das epístolas de Pedro, encontramos:

Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” (1 Pedro 2:24)

Nestes versículos, vemos que a cura para o corpo está na mesma Expiação que a salvação para a alma. A cura está na redenção de Cristo por nós. Temos a cura na redenção. Se somos salvos, devemos ser curados. Se somos curados, devemos ser salvos. Nosso Senhor não ficaria satisfeito com meia salvação.

Quando você reconhecer que a cura, assim como a salvação – dada por Cristo, por amor a nós; é sua, você não precisará de que orem por você; porque já terá aprendido a ver-se a si mesmo com saúde.

Já terá aprendido que está liberto da escravidão da enfermidade e da doença. Nosso Substituto, Jesus Cristo por amor a nós, foi feito enfermo e pecado por você. Saiba que jamais deve levar o fardo de pecado e enfermidade, porque Jesus já o levou por você. Já percebeu esta verdade:

Ele tomou sobre si as nossas enfermidades [fraquezas], e levou as nossas doenças” (Mateus 8:17b)

Se a salvação é para todos, então a cura divina é para todos. Nunca devemos duvidar ser a vontade de Deus salvar mesmo os mais indignos. Por que temos esta certeza? Porque nos foi ensinada a verdade a este respeito.

Fomos ensinados, desde a infância, que a salvação é para todos os que crêem, porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16)

Se houvessem aprendido acerca da cura para o corpo tão certamente como foram ensinados quanto à salvação do espírito, as pessoas creriam na cura como crêem na salvação.

Para uma mulher, que estava perplexa acerca da fé, que me disse: “Parece-me impossível ter fé para ser curada”, perguntei: “A senhora tem certeza de que Deus quer cumprir sua promessa em relação a irmã?”

“Oh, sim”, afirmou.

“Isto é fé”, assegurei-lhe e então acrescentei: “Não é simples?” E ela foi curada.
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19).

Nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras” (1 Reis 8:56b).

Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu” (Salmos 119:89).

"Isto é a verdade que liberta os homens, tanto nos seus corpos como no espírito" (João 8:32).

Deus chama a enfermidade de cativeiro

“O Senhor virou o cativeiro de Jô, quando orava pelos seus amigos” (Jó 42:10).

A Bíblia diz:

Então saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó duma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2:7).

Quando Deus curou Jó, as Escrituras relatam a cura desde homem de Deus como libertação do cativeiro.

O cativeiro nunca poderia ser a vontade de Deus. Jesus veio com o Espírito do Senhor para apregoar liberdade aos cativos (Lc 4:9). Então, vemos que Deus chamou a enfermidade de cativeiro; e a todo cativo, tem sido agora concedida a libertação inteira e completa.

Jesus chama a enfermidade de prisão

Não convinha soltar desta prisão... a qual há dezoito anos Satanás tinha presa” (Lucas 13:16)Jesus vendo esta mulher encurvada, disse-lhe: “Mulher, estás livre da tua enfermidade” (versículo 12).

Ele disse que Satanás a mantinha presa. Jesus jamais deu a entender que seu pai amoroso, tentando aperfeiçoar alguma qualidade nela, tinha a prendido. Deus não prende as pessoas, ele as solta.

Jesus não disse que a mulher sofria assim para que ficasse humilde, nem que era uma maneira misteriosa de Deus aperfeiçoar Sua vontade nela. Jesus disse que Satanás a prendeu.

A prisão não poderia ser a vontade de Deus. Jesus veio para pôr em liberdade os oprimidos (Lucas 4:18). Foi profetizado acerca de Seu ministério que Ele soltaria as ligaduras, desfaria as ataduras do jugo e despedaçaria todo o jugo (Isaías 58:6).

Jesus veio como o Caminho, a Verdade e a Vida, e Ele disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32)

Deus chama a doença de cativeiro, Jesus chama a doença de prisão! Nunca foi e nem é vontade de Deus que você fosse oprimido por forma alguma de enfermidade ou doença.

A liberdade, independência e a libertação, os jugos despedaçados, os fardos aliviados e os cativos soltos, são as grandes marcas da misericórdia do Senhor por nós!

“[Deus] enviou a sua palavra, e [Ela] os sarou” (Salmos 107:20ª)
Por T.L. Osborn
Adaptado por Gabriel Ferraz
Leia os outros capítulos deste estudo:
"Cristo, Aquele Que Cura" (Parte I)
"As Razões Para a Fé" (Parte II)
"O Poder do Nome de Jesus" (Parte III)

Um comentário:

  1. Paz Gabriel,

    Parabééééns! É isso mesmo! A Palavra que cura, que liberta, que transforma deve ser
    propagada sem reservas.
    Outro Parabééééns por disponibilizar a tantos
    leitores as preciosissímas palavras de
    T.L. Osborn.
    Um grande abraço e que a graça do Senhor
    seja multiplicada em sua vida.

    Pra. Nana Van Vessen
    http://maisdavida.com
    http://palavradevida.wordpress.com

    ResponderExcluir

Comente!