sexta-feira, 8 de abril de 2011

Entristecidos, Mas Sempre Alegres; Pobres, Mas Enriquecendo a Muitos

"Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo."
II Coríntios 6:10

Temos, neste contexto, uma exposição de Paulo sobre a razão do seu ministério -- SERVIR. Por favor, não recebais a graça de Deus em vão, pois há um ministério de inefável gozo a cumprir. Como ministros de Deus, tornemo-nos recomendáveis em tudo -- na paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos trabalhos, nas vigílias, na pureza, na longanimidade, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, etc..

Em honra ou desonra, conhecidos ou não, sendo verdadeiros, contristados, mas sempre alegres, pobres, mas enriquecendo a muitos, pois possuímos tudo o que há de melhor -- JESUS, o pão da vida!

Na vida do cristão é assim -- encontram-se entrançados gozo, dor, tristeza, alegria, morte (para o pecado), mas verdadeira vida em Cristo. Que alegria é viver em Cristo e com Cristo, embora o mundo nos julgue mortos e sem vida! A verdadeira vida está em Cristo -- "Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim viverá para sempre". Tem a vida eterna, abundante e feliz.

Aqui, Paulo não fala de doenças ou enfermidades, mas das lutas que passamos ao seguirmos o caminho do Senhor. As aflições, muitos citadas por Paulo, não se tratam da dor das doenças, mas pelas lutas que muitos de nós sofremos por anunciar e semear a Palavra de Deus.
Às vezes é preciso semear em lágrimas para colher com alegria os louros da vitória. Paulo expressa esta verdade quando diz: "porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a glória que há de vir e se há de revelar em nós". Lá, a alegria e a felicidade não permitirão mais a existência das lágrimas e do sofrimento.

Venceremos aqui na terra? Sim, Claro! Seremos abençoados e abençoadores. Está escrito: "Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.  Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Romanos 8:36-37)

Às vezes as dificuldades e pressões do mundo nos atormentam; mas, amado irmão, jamais esqueça que maior é o que está em nós do que o que está no mundo! (1 João 4:4). E que somos mais que vencedores em Cristo Jesus!
Por José Luiz Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!