quinta-feira, 18 de março de 2010

O MODO CORRETO DE FAZER A OBRA

“Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho” (1 Coríntios 9.18).

Quem trabalha o faz para receber um salário. Aquele que planta tem em mente a colheita. A pessoa que prega o Evangelho deve fazê-lo pensando na recompensa do Senhor. Devemos entesourar para a vida eterna (Mateus 6.19,20). Nunca cobre nem aceite pagamento algum pelo que você fizer em Nome de Deus. Siga a orientação de Paulo: não abuse do seu poder no Evangelho (Mateus 10.8).

Todo o nosso trabalho no Evangelho terá uma recompensa. Os que forem chamados para servir ao Altíssimo na última hora receberão o mesmo pagamento dos que já estão no campo desde o início (Mateus 20.1-16). O Senhor paga como Lhe apraz, e isso, sem dúvida, é o melhor. Devemos olhar com esperança para o prêmio que receberemos dEle. No entanto, temos de militar segundo as Suas direções, ou, então, haveremos de pagar pelo prejuízo que causarmos, isto é, pelas vidas que, por nosso mau exemplo, irão perder-se.

A nossa obra no Senhor se assemelha ao que o lavrador faz em sua seara. Ao plantar a genuína e imperecível Semente, tenha em vista uma colheita maior do que a plantação. Deus dá o crescimento desde que a sementeira e a rega tenham sido feitas no tempo certo. Davi se entusiasmou ao saber da recompensa que Saul daria a quem vencesse o gigante (1 Samuel 17). O que nos está prometido também deve alegrar a nossa alma. Uma coisa é certa: o Senhor não deixará que escarneçam dEle – ceifaremos o que semearmos (Gálatas 6.7).

Não é errado fixar os olhos na recompensa. Foi o próprio Jesus quem prometeu a devolução multiplicada de 30, 60 e 100 vezes (Mateus 13.23; Marcos 4.20). Por que não desejar e não reivindicar o que foi prometido? É claro que Lhe servimos em amor. Contudo, agimos como o agricultor: ele ama a terra, porque ela lhe dá o sustento. Não há algo de errado em esperar que o que semeamos com lágrimas nos seja devolvido a ponto de voltarmos com alegria com os nossos feixes (Salmo 126.5,6).
O segredo é guardar tesouros espirituais para a eternidade. Lá, não haverá obra alguma, mas, sim, a recompensa do que fizemos aqui na Terra, em nosso serviço a Deus. Os que têm outras coisas mais importantes para buscar irão se envergonhar e desesperar ao ver que nada lhes foi dado. Cuidado com o que você faz com os talentos que lhe foram entregues (Mateus 25.14-30)!

Uma coisa muito ilógica é feita por muitos obreiros do Senhor. Como Geazi, eles colocam os olhos na recompensa que algum “general da Síria” possa dar-lhes (2 Reis 5.20ss). Há quem chegue ao absurdo de cobrar para cumprir a missão que lhe foi confiada. Em minha opinião, o cristão não deve nem buscar direitos autorais pelas músicas que possa compor ou gravar. Se as gravadoras lhes pagarem, tudo bem.

O servo de Deus deve ser movido pela oportunidade de fazer algo que redunde em louvor ao Senhor. Em hipótese alguma, busque recompensa dos homens, cobre ou aceite pagamento pelo que fizer em Nome do Senhor. Não abuse do seu poder no Evangelho.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!