sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Não se Desvie, siga a Sinalização!

Quando alguém se prepara para fazer uma viagem de carro, ele se organiza da melhor forma possível. Arrumar a bagagem, fazer a manutenção do carro e comprar algumas roupas são coisas que geralmente acontecem. Outra coisa indispensável para uma boa viagem, é o uso de um mapa. Seguir a rota estabelecida e ficar atento às placas de sinalização ao longo da estrada, com certeza podem garantir uma ótima viagem.

Quero compartilhar com vocês hoje sobre a preparação da viagem do povo de Israel para a entrada na terra de Canaã. Vamos aprender isso no livro de Josué 1.1-9.

Estamos nos preparando para entrar na Canaã celestial. Em nossa viagem cristã teremos muitas alegrias, mas enfrentaremos muitas dificuldades também. Então ouça a voz do Senhor, Não se desvie, siga a Sinalização!!! Hoje aprenderemos algumas ordens importantes de Deus para nossa viagem.

1. “...assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (v. 5)
Da mesma maneira que Deus esteve com Moisés e com o povo durante os 40 anos no deserto, Ele disse para Josué. Eu não te deixarei, nem te desampararei.

A. Saber quer o Senhor está conosco na viagem é muito confortante.
Jesus certa vez disse aos seus discípulos: partamos para a outra margem. Jesus entrou no barco e dormia na proa.

B. O nome de Deus nos dá segurança: Emanuel “Deus conosco”.
Mateus 28:20 “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

2. “...não te desvies, nem para esquerda nem para a direita”. (v.7)
Pouco antes de Josué com todo o povo de Israel passar o rio Jordão, Deus lhe aparece e começa a dar algumas orientações quanto à viagem e o que ele deveria fazer dentro de Canaã.

As orientações de Deus:
Primeira: “ Tão somente sê forte e mui corajoso...”(v.7)

A. Ele deveria ser forte e corajoso para obedecer a Deus.
B. Ele deveria guiar todo o povo na lei do Senhor.
C. Ele deveria liderar o povo na viagem de conquista da terra de Canaã.
D. Ele não poderia deixar o povo se perder pelo caminho.(v.6-7)

Segunda: Jesus disse no evangelho de João 14.6: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Terceira: O apostolo Paulo diz em Filipenses 3:12-14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

3. Leia, medite e faça!!! (v. 8)

Estas orientações de Deus para a nação de Israel são muito preciosas. A terra de Canaã era cheia de coisas abomináveis diante do Senhor. Idolatria a outros deuses, sacrifícios de crianças, adultério e corrupção eram muito comuns.

Então, Deus disse: Josué, para vocês serem prósperos onde quer que vocês andem. Deverão:

Primeiro: Nunca deixar de falar do Livro da Lei, a Bíblia.

A. A leitura deve ser constante.
B. Apocalipse 1:3 3 “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.
C. Jó 23:11 "Os meus pés seguiram as suas pisadas; guardei o seu caminho e não me desviei dele. Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da sua boca."

Segundo: Medita nele dia e noite. Precisamos ser como foi o rei Davi diante de Deus.

A. Salmos 63:1-8 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos. Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva, no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite. Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso. A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara.

Terceiro: Faça tudo conforme está escrito.

A. A ordem de Deus é clara. Obedeça!!
B. Devemos não somente ler e meditar na palavra de Deus, mas, precisamos praticar a palavra.

Concluindo; o sucesso da nação de Israel nesta viagem de conquista da terra de Canaã dependia de Deus e da conduta fiel do povo diante das orientações do Senhor. A entrada na terra de Canaã era uma certeza, pois, Deus tinha prometido aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó esta terra onde manava leite e mel.

Agora, a permanência e o sucesso na terra prometida dependiam de serem ou não fies a Deus.

Então querido irmão: Não se desvie, siga a sinalização de Deus na Sua Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!