quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ouvindo a Voz de Deus

"E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me." (Gênesis 3:10).

Ouvir a voz de Deus é a coisa mais doce que existe. Foi assim com Abraão (Gênesis 12:1-3), com Moisés (Êxodo 3:4; 20:1-12), com Samuel (I Samuel 3:4, 8, 10), com Saulo de Tarso (Atos 9:4-5). Quantas mensagens, quantos desafios, quanta orientação, quanto conforto e quanto amor demonstrados.

É bom estarmos alerta para ouvirmos a voz de Deus, que pode vir a nós de várias maneiras. Particularmente, lendo e meditando na Palavra. Deus tem projetos para nós. É preciso estarmos atentos.

Adão ouviu a voz de Deus porque a sua consciência já não estava em paz com o Pai. Adão tinha pecado. No seu íntimo, ele já não tinha paz com Deus. Foi aí que o Senhor veio ao seu encontro. "Adão, Adão, onde estás?" Deus bem sabia onde ele estava. Sabia que ele estava tolhido pelo pecado. Tinha-se escondido em meio às árvores, como se isso o pudesse esconder de Deus.

Deus sabe sempre onde estamos. Na verdade, só há dois lugares onde podemos estar - escondidos entre as folhas do pecado (nas árvores que mostram ainda mais a nossa nudez, o nosso estado de miséria) ou, então, estamos libertos, salvos, livres em Cristo, o Salvador.

Tu, onde estás? Na lama do pecado ou na liberdade que Cristo dá? Onde estás? Morto no pecado (Romanos 3:23; 6:23) ou salvo em Cristo e por Cristo Jesus, o Salvador? (Tito 2:4-5)

Adão estava em pecado (no pecado) e, por isso, quando ouviu a voz de Deus, pela viração da tarde, fugiu e escondeu-se. Teve medo de Deus. Tomou a pior opção. Aquela que, infelizmente, ao longo dos tempos, milhões e milhões têm tomado. Deus é um Pai misericordioso, pronto a perdoar e a abraçar-nos de novo. Não precisamos de ter medo. Temos que nos chegar a Ele, confessar-Lhe os nossos pecados, arrependidos e contritos, e crer no seu amor. Ele nos vestirá. Não com vestes de  peles de animais do campo, mas com vestes de glória, para podermos viver na Sua presença.

Não tema pelo pecado que te atormenta. Vá ao Pai pelo único Mediador entre Deus e os homens. Confesse seus pecados, arrepende-te, crê na graça de Cristo e medo do erro de ti se afastará, pois Cristo já venceu o pecado e a morte na Sua cruz de redenção.

Por Luís José Valério