quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Não se Esqueça, Primeiro as Pedras!


A mensagem que você vai ler abaixo foi inspirada em um exemplo citado por um professor universitário que, com grande sabedoria, mostrou a seus alunos como as pessoas devem montar as bases da vida delas.

No mundo em que vivemos, é comum vermos lares destruídos, casamentos arruinados, filhos abandonando a casa, pais que foram esquecidos pelos filhos e tantas outras coisas do gênero que chegamos a nos perguntar qual é o motivo de tudo isto.

Será que a sociedade de hoje não está colhendo os frutos que, ontem, foram plantados por nossos pais? Será que nossos filhos, amanhã, não irão colher frutos ainda mais amargos por causa das sementes que plantamos hoje? Vamos ao exemplo do professor.

Conta-se que certo professor universitário levou para a sala de aula alguns objetos com os quais pretendia apresentar aos seus alunos uma experiência que se assemelhava à vida de cada um. Os objetos eram: pedras grandes, pedras pequenas, areia, água e uma garrafa de vidro com boca grande. Tudo isto ele levou para a sala de aula, colocou a garrafa de vidro em cima da mesa e escondeu os demais objetos em baixo da mesma.

No início da aula, ele começou a dar seu exemplo. Abaixou-se e pegou, em baixo da mesa, uma pedra grande e colocou na garrafa. Em seguida, perguntou à classe: "Cabe mais?". "Sim", responderam os alunos. Mais um vez ele se abaixou, pegou mais duas pedras grandes, colocou-as na garrafa e perguntou: "Cabe mais?". E os alunos responderam que não, pois a ponta de uma das pedras já ficava para fora da garrafa.

Então, o professor se abaixou, pegou algumas pedras pequenas e areia e começou a colocar dentro da garrafa. As pedras e a areia começaram a entrar nos intervalos das pedras grandes e iam para o fundo da garrafa. E o professor perguntou, mais uma vez: "Cabe mais?". Os alunos ficaram em silêncio, com os olhos bem abertos aguardando o próximo movimento do professor.

Ele, então, se abaixou, pegou a água e a colocou por cima. A água passou pelos intervalos dos demais objetos e foi para o fundo da garrafa. O professor, com um sorriso, disse aos alunos: "Viram? Coube tudo!". A classe continuou em silêncio, pensando no que viria depois, quando o professor disse com uma voz de expectativa: "Alguém pode me dizer que tipo de exemplo tentei passar para vocês nesta aula?".

Um aluno levantou a mão e disse: "Eu sei, professor. O senhor tentou nos mostrar que sempre há tempo para tudo, que mesmo quando achamos que não temos tempo para alguma coisa, se nos esforçarmos conseguiremos achar um tempinho". E o professor respodeu: "Não, não foi isso que eu quis lhes ensinar. O que eu quis lhes mostrar é que, na nossa vida, algumas coisas devem ter prioridade. Quando coloquei primeiro as grandes pedras, em seguida as pequenas pedras, depois a areia e, por fim, a água, estava mostrando que, se eu invertesse a ordem e colocasse primeiro a água e depois a areia, quando fosse tentar colocar as pedras grandes a água iria derramar. Precisamos entender que algumas bases da nossa vida precisam ter prioridade".

Assim aquele professor conseguiu atrair a atenção de seus alunos e lhes passar o recado que desejava. Eu gostaria de aproveitar o exemplo deste professor para chamar a sua atenção para algumas bases que temos que colocar em primeiro lugar na nossa vida. Se você está lendo este artigo até esta linha é porque, no seu íntimo, existe um desejo de estabelecer prioridades que farão de você uma pessoa realizada e o livrarão de muitas dores. Eu o aconselho a dar prioridade à três bases muito importantes. A primeira delas é Deus. A segunda, a família. Há um texto na Bíblia Sagrada que diz: “Quem não cuida dos seus, principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que os infiéis” (I Timóteo capítulo 5, versículo 8). Cuide bem da sua família, pois ela foi instituída por Deus e deve ser prezada por todos.

Por útlimo, a saúde. Cuide bem de seu corpo e de sua saúde. Procure ter uma alimentação saudável, faça caminhadas, pratique atividades esportivas e trate bem o seu corpo.

Talvez você esteja pensando "e a vida profissional e financeira?". Deixe-me lhe falar uma coisa: se colocarmos primeiramente as grandes pedras, a água e a areia sempre terão espaço. O que não devemos é inverter a ordem, pois tudo poderá se perder.

Cuide bem de você!
Deus te abençoe.
Por Reverendo Machado

Um comentário:

Comente!