"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis"
1 Coríntios 9:24
O cristão enfrenta uma corrida todos os dias. Seja contra o pecado, buscando libertação das práticas erradas; seja na luta para alcançar almas para o Reino de Deus ou bençãos, sejam elas financeiras ou curas físicas e espirituais. A corrida cristã não é facil; é uma maratona que se segue e dura por toda a vida (Hebreus 12:1). Não devemos relaxar ou descansar em nenhum momento. Devemos estar alertos à todo instante, pois temos um adversário que a todo momento tenta nos tirar do alvo (Marcos 14:38; Mateus 26:41).
Lembro-me de uma vez em que o pastor de nossa igreja nos contou um caso. Um senhor havia chegado a ele, e pediu para que nosso pastor orasse pedindo a Deus para que o diabo não o tentasse mais. Então o pastor iniciou a oração: "Senhor, leve esta alma para o céu hoje..." Então, aquele senhor logo se assustou e disse: "Não, por favor, eu não quero ir para o céu agora, só que o diabo pare de me tentar!" Então nosso pastor o explicou que esse seria o único modo de fazer com que o diabo parasse de nos atormentar, pois o inimigo está sempre nos tentando, querendo que nós tropeçemos em suas armadilhas: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8).
O caminho até o fim não é facil, e o diabo coloca muitos obstáculos, na esperança de que tropeçemos, para que tenhamos que iniciar tudo de novo. Há quem vive tropeçando no caminho e não chega nem a metade desta corrida. Devemos estar sempre prontos a enfrentar o que vier.
Persevere até o fim - O primeiro passo da corrida cristã é a perseverança e a insistência. Siga fiel na corrida até o fim e vença. A coroa da vitória não é para aqueles que começam a corrida e desistem, mas para aqueles perseveram até cruzar a linha de chegada. Ore, se achegue a Deus, perseverando em oração (Colossensses 4:2).
Lute contra o pecado - Santidade é essencial na luta pela vitória (1Pedro 1:14-16; 2 Timóteo 4:5): "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14). Lembre-se que nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra o pecado, contra as ações malignas do demônio em nossas vidas (Efésios 6:12). Não tropeçe no meio do caminho.
Negue-se a si mesmo - Devemos negar-nos a nós mesmos, por que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou para que não vivêssemos para nós mesmos, mas para ele (2 Coríntios 5:15). Uma das citações mais lindas que já encontrei na Bíblia foi a que Paulo mencionou em Gálatas: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20a).
Esclareça tudo para Deus - Deus sabe de tudo e de todos (Salmos 139:1-4,7). Apresente a Deus as suas dúvidas, medos, vontades, pecados e peça perdão. Deus promete nos dar a direção do caminho que devemos tomar. Em Isaías está escrito: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor" (Isaías 55.6,8). Também lemos em Salmos 32.8: "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com meus olhos".
Escolha a vondate de Deus - "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano" (Salmos 143:10). Fazer a vontade de Deus é guiar-se por terreno plano. Deus nos dá o caminho pelo qual devemos andar e não há como se perder ou tropeçar com a instrução do Senhor. Talvez alguém não entenda o caminho que você esteja tomando e te critique, mas não se preocupe, se Deus lhe deu uma direção siga fiel e o obedeça. Tenha a mente de Cristo e então vá até a linha de chegada, suba no pódio e coloque a coroa da vitória.
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" - 2 Timóteo 4:7
Por Gabriel Ferraz