sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Rede Sem Peixes

"Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam" (João 21:3).

Foi uma espécie de déjà vu para os discípulos. Eles haviam passado a noite inteira pescando no Mar da Galileia sem pegar coisa alguma. O Senhor já havia aparecido para alguns deles. Sem terem recebido instruções claras até o momento, eles estavam fazendo o que sabiam fazer: pescar.

Já era de manhã cedo, provavelmente ainda escuro. Então viram um vulto parado na praia. Ele perguntou a eles: "Filhos, tendes alguma coisa de comer?" (v.5)

Através da Bíblia, Deus frequentemente faz questionamentos esperando ouvir uma confissão. Da mesma forma, Jesus estava perguntando aos Seus discípulos: "Vocês pegaram alguma coisa? Tiveram sucesso? As coisas aconteceram conforme vocês estavam esperando? Vocês estão satisfeitos?"

Por que Jesus queria que eles admitissem sua falha? Para que Ele pudesse levá-los para o lugar onde eles precisavam estar.

Assim que jogaram a rede do lado direito do barco, conforme Jesus instruiu, ela ficou tão cheia de peixes que eles mal conseguiam tirá-la da água. O Senhor estava ensinando uma importante lição aos discípulos: falhas muitas vezes podem nos mostrar o caminho para o verdadeiro sucesso.

Precisamos viver nossas vidas da mesma forma. Precisamos dizer: "Senhor, não estou satisfeito com a forma como estou vivendo. Estou cansado de fazer tudo do meu jeito. Quero fazer as coisas da Sua maneira." Se você chegar a Deus dessa forma, Ele irá estender o Seu perdão a você. Ele transformará sua vida e a conduzirá de modo jamais imaginado.

Por Greg Laurie

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Se Não Vos Fizerdes Como Meninos, Não Entrareis no Reino dos Céus

"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mateus 18:3).

Quando Jesus disse a Nicodemos que, para entrar no Reino, era preciso "nascer de novo", ele ficou admirado e confuso, tendo, então, perguntado a Jesus: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" (João 3:4). Agora, Jesus ensina que se não nos fizermos como meninos também não poderemos entrar no céu.

De uma e outra vez, Jesus usou figuras de linguagem, querendo dizer que o homem precisa de converter-se, deixar seus maus e velhos caminhos e ser uma nova criatura, humilde, regenerada e salva dos seus pecados, para poder entrar no Reino de Deus. Ninguém, com o seu fardo de pecados,  pode entrar em comunhão com Deus; ninguém com uma mente manchada de pecado e propensa para o mal pode entrar no Reino de Deus. Precisamos ter uma mente de meninos, precisamos nascer de novo, para entrarmos na família de Deus.

O que Jesus quer dizer é que qualquer pessoa que vai caminhando na direção errada se, de fato, quer chegar ao destino certo, o melhor que tem a fazer não é tomar um atalho, um desvio, mas, antes, deve voltar atrás, ao ponto de partida e seguir depois na direção certa, no caminho direito. Há um ditado português que diz: "quem deixa o caminho, e se mete por atalhos, apenas se mete em trabalhos".

Deus quer que deixes os maus e emaranhados caminhos do mundo e vás para o caminho certo - JESUS. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Não siga as direções indicadas pelos homens, para encurtar caminho, porque, se o fizeres, acabarás por acordar no inferno, como o rico da parábola (Lucas 16).

O caminho é voltar para trás, corrigir e arrepender-te dos teus pecados, confessá-los e abandoná-los, pegando a mão do Mestre da Galileia, que te conduzirá a porto seguro.

Agora é o tempo de corrigirmos o rumo, nos fazendo como meninos, aceitando, humildemente, os ensinos de Jesus e com Ele entrarmos no Reino de Deus, como homens novamente nascidos.

"Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniquidade da tua tenda" (Jó 22:23).

Por Luiz José Valério