terça-feira, 10 de agosto de 2010

Muitos Creêm em Vão

“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão” (1 Coríntios 15.1,2).


O pregador do Evangelho precisa ter muita atenção àquilo que transmite, porque, caso se desvie – ainda que pouco – da Mensagem real, pode levar muitas vidas ao erro. Afinal, a felicidade eterna de muitas pessoas depende da missão que ele recebeu.
Ora, nós, ministros de Deus, não temos um recado nosso para dar ao necessitado, mas, sim, a Palavra do Senhor, a qual é o próprio poder do Altíssimo para a salvação da humanidade. Se, no entanto, consciente ou inconscientemente, tentarmos deturpá-lA com ideias ou planos, seremos responsáveis pelo prejuízo eterno que daremos aos que nos ouvirem. Essa advertência não serve somente para os pregadores do Evangelho, mas também para todos os cristãos, pois, de um modo ou outro, todos somos divulgadores das Boas-Novas.
Sabemos que não foi a eloquência de algum servo do Senhor que nos fez entender a mensagem da cruz, mas, sim, o Espírito Santo. Por isso, nunca devemos mover-nos do que sentimos no coração quando escutamos a divina Mensagem pela primeira vez. Na verdade, aquela voz que nos convenceu a assumirmos o nosso lugar em Cristo não estava falando-nos por acaso; era o Senhor quem nos chamava para sermos povo dEle. Sendo assim, trocá-la por qualquer doutrina – ou mesmo religião – é a pior estupidez que alguém pode cometer.
Segundo os versículos que estamos estudando, há uma condição para que as Boas-Novas operem em nós: permanecermos no que nos foi revelado. Se o fizermos, veremos que a Mensagem é poderosa para nos curar, libertar e salvar. Por outro lado, se abandonarmos o que a voz divina nos falou, isso impedirá que o poder do Alto opere em nosso favor. Então, meu irmão, cuidado para não cair na manha dos homens que, com os mais variados motivos, levam as pessoas a se afastarem do Senhor e, assim, a ficarem ao alcance do inimigo.
É bom observar bem como o Evangelho lhe foi anunciado, pois o que você entendeu é a vontade do Todo-Poderoso para sua vida. Ele não fala por acaso nem o faz de modo irresponsável; antes, cumpre exatamente o que promete. Sem dúvida, um dia, o Senhor nos pedirá contas do que fizemos ou deixamos de fazer com as revelações que tivemos (Romanos 14.12). A Bíblia, por sinal, declara que os tímidos – aqueles que não se acham capacitados para cumprirem o plano divino para a vida deles – serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 21.8).
Há muitas pessoas crendo no Altíssimo de modo vão. Elas até se esforçam de todos os modos para fazerem o que acham ser a vontade do Pai, mas estão enganadas, pois deixaram o que o próprio Deus lhes falou e passaram a fazer o que o homem lhes disse. Ora, quem age dessa forma está crendo inutilmente, pois, ainda que seu trabalho, em alguns casos, seja louvável pela ótica humana, torna-se puro desperdício de tempo e energia.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares